Towner e Topic terão seus nomes leiloados para cobrir calote bilionário
A multa devida ao Governo Federal pela finada Asia Motors, controlada pela Kia, já passa os R$ 2 bilhões; marca teve benefícios fiscais indevidos
Se você nasceu nas décadas de 1980 e 1990 provavelmente já foi à escola a bordo de uma Topic ou, em algum momento, parou pelas ruas para comer um cachorro quente feito dentro de uma Towner. Ambas pertencentes à finada Asia Motors do Brasil, as vans fizeram sucesso por aqui, mas foram responsáveis por um dos maiores calotes ao governo brasileiro. Agora, elas podem ganhar uma nova chance.
Descontinuadas no final dos anos 1990, as vans Topic e Towner terão seus nomes vendidos pela Justiça Federal de Vitória (ES), como parte do pagamento pelo calote dado pela Asia Motors (controlada pela Kia) na União.
Os registros serão vendidos pela HD Leilões por aproximadamente R$ 2,3 milhões, metade do valor de mercado, que chega aos R$ 4,7 milhões.
Quando passaram a ser importados ao Brasil, no início dos anos 1990, os modelos usufruíram de benefícios fiscais, como IPI reduzido, por dois anos. Durante esse tempo, as vans viram suas vendas disparar no Brasil.
A Towner chegou a ser o modelo importado mais vendido do país, entre as marcas sem fábrica por aqui, enquanto a Asia Motors passou a ter o Brasil como seu segundo maior mercado no mundo.
Os benefícios, porém, eram condicionados pela promessa de instalação de uma fábrica da empresa em Camaçari (BA), que previa a produção anual de 36.000 unidades da Towner e 24.000 unidades da Topic, a partir de 1999. O negócio era comandado pela AMB (Asia Motors do Brasil), com 51% da matriz sul-coreana e 49% divididos entre três pessoas físicas, o coreano Chong Jin Jeon e os brasileiros Washington Armênio Lopes e Roberto Uchoa Neto.
A fábrica não saiu do papel, já que, em 1997, a Kia enfrentou uma grave crise econômica e não tinha dinheiro para realizar o investimento.
A partir daí, a União passou a cobrar a multa devida pela fabricante referente aos períodos de 1996 e 1997, que já somava US$ 210 milhões. O processo se arrasta até os dias atuais, sem uma definição sobre quem deverá pagar a conta, que já chega a cerca de R$ 2 bilhões.
Em 2009, porém, surgiu a CN Auto, que importava da China veículos comerciais das marcas Hafei e Jinbei, e tinha Washington Armenio Lopes como sócio, quem cedeu o direitos dos nomes Towner e Topic. A Hafei Towner deixou de ser importada em 2013, mas a Jinbei Topic chegou a ser vendida até 2015.