Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Toyota apresenta minivans híbridas com bastante luxo e até 367 cv

Alphard e Vellfire se diferenciam pelo nível de requinte e repetem, com mais modéstia, a fórmula da suntuosa Lexus LM, recém-lançada

Por Lucas Parente
23 jun 2023, 19h58
Toyota Vellfire
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Depois da Lexus LM, foi a vez da Toyota atualizar o que tem de melhor em termos de minivans, mas em dose dupla: a Alphard é o modelo mais luxuoso desse segmento na marca japonesa, e chegou acompanhada da Vellfire, praticamente igual por fora mas mais simples por dentro. Além de bastante tecnologia para os ocupantes, se destaca a oferta de mecânica híbrida.

 

 

A quarta geração das minivans da Toyota vem montadas na estrutura TNGA-K, que é utilizada em uma gama de veículos da marca, como o Toyota Camry, Highlander e RAV4, além de veículos da Lexus, como o ES , NX e RX. Entre as novidades estruturais, há aumento da rigidez torcional da carroceria monobloco, novos amortecedores, maior isolamento acústico (incluindo pneus otimizados para tal).

Nova Toyota Alphard
Nova Toyota Alphard (Divulgação/Toyota)

A preocupação com barulho é tanta que houve modificações no ângulo do para-brisa, superfície de capô e formato dos retrovisores. Não à toa, desde 2002 a Alphard é posicionada como a melhor minivan da marca japonesa. 

“Suprimindo a quantidade de ruído gerado e estabelecendo uma frequência de ondas sonoras equilibrada, o interior promete um silêncio agradável, semelhante a estar no meio de uma floresta”, diz a Toyota em seu comunicado à imprensa.

2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_90
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Na parte do design, os veículos seguem o padrão de minivans que conhecemos de longa data: frente com uma larga grade e um aspecto mais quadrado compondo com a traseira. Ainda há grandes portas corrediças dos dois lado e amplo espaço interno.

2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_61

 

Serão disponibilizadas versões tanto com tração dianteira quanto com tração integral e equipadas com três tipos mecânicos: um 2.5 aspirado, outro 2.5, mas turbo, e um terceiro 2.4 turbo com mecânica híbrida.

Continua após a publicidade

Não há números exatos de potência e torque mas, com base em outros modelos, é possível estimar que as versões HEV chegue com algo em torno de 367 cv e 55,3 kgfm.  A Toyota já anunciou que tem planos futuros para variantes híbridas plug-in, mas sem maiores detalhes.

2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_30

 

Na cabine, a Toyota planejou mais espaço e conforto para os ocupantes. O espaço entre todos os bancos aumentou entre 5 e 10 mm, fora novos recursos disponíveis no teto, com iluminação e saídas de ar-condicionado modificadas.2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_32

A marca japonesa também se concentrou em aumentar a acessibilidade para o carro, colocando degraus nas duas laterais para facilitar a entrada para qualquer pessoa.

Continua após a publicidade

Além de todos esses equipamentos, o carro vem equipado de série com central multimídia, volante multifuncional e o Toyota Safety Sense, com diversos sistemas de automação veicular e prevenção de acidentes.

2024-Toyota-Alphard_Vellfire_20230621_01_29
(Divulgação/Toyota)

A Alphard e a Vellfire continuarão sendo produzidas na fábrica da Toyota em Inabe, no Japão, e volume de vendas básico para mercado doméstico é projetado em cerca de 8.500 unidades por mês. Dessas 8.500 unidades mensais, 70% são da Alphard e 30% da Vellfire.

Embora o projeto da Toyota seja vender as minivans em seu mercado doméstico, elas já foram oferecidas em alguns outros mercados como China, Rússia e Oriente Médio. Obviamente ela não virá ao Brasil.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.