Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota bZ Compact é SUV elétrico com manche no lugar do volante

Assim como bZ4X, o conceito traz um volante em forma de manche e deve ser o próximo SUV elétrico da submarca de elétricos da Toyota

Por João Vitor Ferreira
18 nov 2022, 12h39
Toyota bZ Compact
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A Toyota apresentou ontem (16) seu novo SUV conceito, que pode estar bem mais perto da produção do que se imagina. O bZ Compact SUV Concept, como o nome sugere, será um utilitário de dimensões mais comedidas, alocando-se abaixo do já lançado bZ4X, que tem tamanho próximo ao do RAV4.

O nome ‘bZ’ é uma sigla para “beyond zero”, ou além do zero, em português. Assim como os dois atuais representantes da submarca – bZ4X e o sedã bZ3 – o bZ Compact também é um elétrico puro, embora a Toyota não tenha dado detalhes da motorização.

Toyota bZ Compact tres quartos
(Divulgação/Toyota)

O foco da família bZ está na sustentabilidade, indo além da mobilidade elétrica e livre de emissões ao usar também materiais sustentáveis na confecção do acabamento premium. Segundo a empresa, partes da cabine como os bancos, por exemplo, são feitas de materiais totalmente recicláveis ou a base de plantas.

Toyota bZ Compact traseira
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Já por fora, ele traz referências dos visuais de seus ‘irmãos’, mas também traz suas características próprias. Os faróis são um bom exemplo, sendo estreitos e interligados – como no bZ3 – mas avançando sobre o capô, dando ares de “invocado” ao conceito.

Na traseira, o bZ Compact busca mais inspirações do bZ4X. Ambos trazem vincos e caimento do teto bem semelhantes, mas que foram acentuados no SUV compacto para melhorar a aerodinâmica. De acordo com a Toyota, inclusive, seu conceito tem um coeficiente de arrasto bem abaixo da média.

Continua após a publicidade
Toyota bZ Compactlateral
(Divulgação/Toyota)

A cabine mais estreita, de acordo com a montadora, é outro elemento que ajuda a diminuir a resistência do ar, enquanto a posição das rodas ajuda a trazer um ar mais agressivo ao SUV.

Na parte tecnológica, a Toyota revelou que o bZ Compact está equipado com uma assistente virtual batizada de Yui. Ela responde aos comandos de todos os ocupantes do veículo e pode passar informações através de sinais sonoros ou da iluminação interna.

Continua após a publicidade
Toyota bZ Compact lateral superior
(Divulgação/Toyota)

Outro detalhe é que o conceito traz um volante em forma de manche aeronáutico. O item também apareceu no primeiro material de divulgação do bZ4X, mas acabou se tornando um opcional restrito ao mercado chinês, o que também deve ocorrer com o SUV compacto quando chegar à versão de produção.

Toyota bZ Compact interior
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

E ao que tudo indica isso não deve estar longe de acontecer. Como disse David Christ, vice-presidente geral do grupo Toyota, “o bZ Concept mostra outra visão possível de um futuro muito próximo dos nossos veículos elétricos a bateria”. Vale lembrar que o bZ4X teve um intervalo de aproximadamente seis meses entre a divulgação do conceito e a apresentação da versão de produção.

Toyota bZ Compact interior
(Divulgação/Toyota)

Uma chegada rápida às linhas de montagem também favorece os planos da Toyota, que pretende contar com um catálogo de 30 modelos elétricos a bateria, sendo cinco deles da família bZ. A empresa também pretende cumprir a meta de se tornar neutra em carbono até 2050.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.