Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Toyota Corolla Cross 2025 perde potência, mas repara erros e mantém preços

Rival do Jeep Compass muda em estilo, adota freio de estacionamento eletrônico e perde potência, mas não tem grandes alterações nos preços

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2024, 18h32 - Publicado em 22 abr 2024, 19h00
Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O visual do Toyota Corolla Cross 2025 já havia sido descoberto por meio de flagras, que confirmavam o mesmo design do SUV lançado na Tailândia. Agora, a primeira reestilização do único SUV nacional da Toyota (enquanto o Yaris Cross não chega) é revelada ao Brasil com a correção de alguns pontos críticos e uma boa estratégia de preços, que partem de R$ 164.990 e chegam a ser os mesmos anteriores em algumas versões. 

A linha 2025 corrige uma das principais falhas do SUV médio com a adoção de um freio de estacionamento eletrônico, em substituição ao antiquado freio de estacionamento acionado pelo pé. O quadro de instrumentos digital segue o já visto no sedã e fica bem maior, com 12,3”. Porém, o escapamento continua aparente na traseira e mantém a “camuflagem” com pintura em preto. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

A mudança vai muito além do conteúdo e há mudanças importantes no design externo e interno, mas, antes, vamos aos preços e versões:

  • Corolla Cross XR: R$ 164.990 
  • Corolla Cross XRE: R$ 178.590
  • Corolla Cross XRX: R$ 191.790 
  • Corolla Cross GR-S: R$ 197.790 
  • Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 202.690
  • Corolla Cross XRX Hybrid: R$ 210.990
Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

O que muda no Corolla Cross 2025?

O Corolla Cross 2025 ficou irreconhecível na dianteira ao adotar um novo conjunto óptico full-led. Há uma nova assinatura no meio da peça (que mantém o formato anterior) e, na parte superior, quatro pontos que servem como luzes diurnas (DRLs) e indicadores de direção sequenciais – que fazem um movimento ascendente ao dar seta ou ligar o pisca alerta. A iluminação de faróis baixo e alto ficam na parte inferior, com projetos.

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

O para-choque frontal também foi renovado com aberturas laterais maiores. A grade em preto foi substituída por uma textura em forma de favo de mel diretamente na carroceria. A ausência da grade é o que traz esse “quê” de design de carro elétrico. Na lateral, o que o SUV da Toyota tem de diferente são as rodas com novo desenho.

Compartilhe essa matéria via:

Já na traseira o para-choque continua o mesmo e é acompanhado logo abaixo pelo polêmico escape aparente. E a solução para disfarçá-lo é a mesma: a pintura em preto adotada na linha 2023 após uma enxurrada de reclamações dos clientes. As lanternas, nas versões mais caras, tem uma nova disposição na parte transparente e continuam em led. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

Toda atualização de estilo segue o modelo lançado na Tailândia, mas, por lá, o SUV oferece teto solar panorâmico. Por aqui, o Corolla Cross continua com o tradicional, que só cobre a primeira fileira de bancos.

Continua após a publicidade

O interior passa a oferecer o mesmo quadro de instrumentos digital do Corolla 2025, com 12,3” – o modelo anterior tinha 7”, mas continua disponível na linha na versão de entrada (XR 2.0). O mostrador tem riqueza de informações, imagem de alta qualidade e bons contrastes, e o motorista pode personalizar quais dados prefere que sejam apresentados. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

A central multimídia acompanha a evolução do sedã, que na linha 2024 recebeu essa atualização no interior. Ela passa a ter 9 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Perde todos os botões físicos na moldura, inclusive os giratórios, e passa a ter apenas quatro clicáveis e integrados no design da peça. 

Motor 2.0 menos potente

A linha 2025 continua oferecendo versões híbridas equipadas com o 1.8 flex de ciclo Atkinson para gerar 101 cv, combinado a dois motores elétricos com 72 cv totais. A potência combinada foi mantida em 123 cv. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Já as versões mais baratas continuam com o motor 2.0 aspirado flex com injeção direta e indireta, que agora perdeu 2 cv tanto abastecido com etanol quanto com gasolina, e 0,5 kgfm.

Antes, o motor oferecia 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina, além de 21,4 kgfm, com ambos os combustíveis. Agora, são 175 cv (na gasolina) e 167 cv (no etanol), e 20,8 kgfm em ambos os combustíveis. E ele segue casado com o câmbio CVT com dez marchas marchas simuladas, sendo a primeira delas por engrenagem – que promete arrancadas mais rápidas. 

De acordo com a Toyota, a mudança em potência e torque está relacionada às novas regras de emissões do Proconve L8, que entra em vigor no final de 2025. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

Mais equipado

Desde a linha 2023, todas as versões do Corolla Cross são equipadas com o pacote Safety Sense, que inclui alerta pré-colisão, frenagem autônoma de emergência, sistema de alerta, permanência em faixa e faróis altos automáticos.

Continua após a publicidade
Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

O piloto automático adaptativo, que já estava disponível em todas versões, agora pode ser utilizado em todas as velocidades, inclusive as mais baixas. O alerta de ponto cego, porém, só está disponível nas versões mais caras com motor 2.0 ou nas híbridas. 

Outra novidade é a adoção de mais dois sensores de estacionamento dianteiros, totalizando quatro (na parte traseira já eram quatro) e o sistema de suporte à frenagem de estacionamento (que atua nos freios nas balizas) – também restritos às versões topo de linha. Para completar a lista de comodidades na linha 2025, a abertura da tampa do porta-malas é elétrica, com sensor para abertura passando os pés abaixo do para-choque traseiro.

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

Preços mantidos

Apesar das consideráveis mudanças de estilo e tecnologia, o Corolla Cross 2025 adota uma boa estratégia de preços para o lançamento, com acréscimo máximo de R$ 2.400. É o caso da versão de entrada, XR, que passa a custar R$ 164.990 e fica apenas 1,5% mais cara em relação à linha 2024.

Continua após a publicidade

Em seguida, as versões topo de linha com motor 2.0, XRX e GR-S, sobem R$ 1.500 cada uma, o equivalente a 0,8%, enquanto a intermediária XRE, fica R$ 1.200 mais cara – ou 0,7%. Os melhores casos são das versões híbridas, que não tiveram qualquer alteração nos preços.

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.