Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota Corolla Cross 2025 perde potência, mas repara erros e mantém preços

Rival do Jeep Compass muda em estilo, adota freio de estacionamento eletrônico e perde potência, mas não tem grandes alterações nos preços

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 abr 2024, 18h32 - Publicado em 22 abr 2024, 19h00
Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O visual do Toyota Corolla Cross 2025 já havia sido descoberto por meio de flagras, que confirmavam o mesmo design do SUV lançado na Tailândia. Agora, a primeira reestilização do único SUV nacional da Toyota (enquanto o Yaris Cross não chega) é revelada ao Brasil com a correção de alguns pontos críticos e uma boa estratégia de preços, que partem de R$ 164.990 e chegam a ser os mesmos anteriores em algumas versões. 

A linha 2025 corrige uma das principais falhas do SUV médio com a adoção de um freio de estacionamento eletrônico, em substituição ao antiquado freio de estacionamento acionado pelo pé. O quadro de instrumentos digital segue o já visto no sedã e fica bem maior, com 12,3”. Porém, o escapamento continua aparente na traseira e mantém a “camuflagem” com pintura em preto. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

A mudança vai muito além do conteúdo e há mudanças importantes no design externo e interno, mas, antes, vamos aos preços e versões:

  • Corolla Cross XR: R$ 164.990 
  • Corolla Cross XRE: R$ 178.590
  • Corolla Cross XRX: R$ 191.790 
  • Corolla Cross GR-S: R$ 197.790 
  • Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 202.690
  • Corolla Cross XRX Hybrid: R$ 210.990
Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

O que muda no Corolla Cross 2025?

O Corolla Cross 2025 ficou irreconhecível na dianteira ao adotar um novo conjunto óptico full-led. Há uma nova assinatura no meio da peça (que mantém o formato anterior) e, na parte superior, quatro pontos que servem como luzes diurnas (DRLs) e indicadores de direção sequenciais – que fazem um movimento ascendente ao dar seta ou ligar o pisca alerta. A iluminação de faróis baixo e alto ficam na parte inferior, com projetos.

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

O para-choque frontal também foi renovado com aberturas laterais maiores. A grade em preto foi substituída por uma textura em forma de favo de mel diretamente na carroceria. A ausência da grade é o que traz esse “quê” de design de carro elétrico. Na lateral, o que o SUV da Toyota tem de diferente são as rodas com novo desenho.

Compartilhe essa matéria via:

Já na traseira o para-choque continua o mesmo e é acompanhado logo abaixo pelo polêmico escape aparente. E a solução para disfarçá-lo é a mesma: a pintura em preto adotada na linha 2023 após uma enxurrada de reclamações dos clientes. As lanternas, nas versões mais caras, tem uma nova disposição na parte transparente e continuam em led. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

Toda atualização de estilo segue o modelo lançado na Tailândia, mas, por lá, o SUV oferece teto solar panorâmico. Por aqui, o Corolla Cross continua com o tradicional, que só cobre a primeira fileira de bancos.

Continua após a publicidade

O interior passa a oferecer o mesmo quadro de instrumentos digital do Corolla 2025, com 12,3” – o modelo anterior tinha 7”, mas continua disponível na linha na versão de entrada (XR 2.0). O mostrador tem riqueza de informações, imagem de alta qualidade e bons contrastes, e o motorista pode personalizar quais dados prefere que sejam apresentados. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

A central multimídia acompanha a evolução do sedã, que na linha 2024 recebeu essa atualização no interior. Ela passa a ter 9 polegadas e conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Perde todos os botões físicos na moldura, inclusive os giratórios, e passa a ter apenas quatro clicáveis e integrados no design da peça. 

Motor 2.0 menos potente

A linha 2025 continua oferecendo versões híbridas equipadas com o 1.8 flex de ciclo Atkinson para gerar 101 cv, combinado a dois motores elétricos com 72 cv totais. A potência combinada foi mantida em 123 cv. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Já as versões mais baratas continuam com o motor 2.0 aspirado flex com injeção direta e indireta, que agora perdeu 2 cv tanto abastecido com etanol quanto com gasolina, e 0,5 kgfm.

Antes, o motor oferecia 177 cv com etanol e 169 cv com gasolina, além de 21,4 kgfm, com ambos os combustíveis. Agora, são 175 cv (na gasolina) e 167 cv (no etanol), e 20,8 kgfm em ambos os combustíveis. E ele segue casado com o câmbio CVT com dez marchas marchas simuladas, sendo a primeira delas por engrenagem – que promete arrancadas mais rápidas. 

De acordo com a Toyota, a mudança em potência e torque está relacionada às novas regras de emissões do Proconve L8, que entra em vigor no final de 2025. 

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

Mais equipado

Desde a linha 2023, todas as versões do Corolla Cross são equipadas com o pacote Safety Sense, que inclui alerta pré-colisão, frenagem autônoma de emergência, sistema de alerta, permanência em faixa e faróis altos automáticos.

Continua após a publicidade
Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

O piloto automático adaptativo, que já estava disponível em todas versões, agora pode ser utilizado em todas as velocidades, inclusive as mais baixas. O alerta de ponto cego, porém, só está disponível nas versões mais caras com motor 2.0 ou nas híbridas. 

Outra novidade é a adoção de mais dois sensores de estacionamento dianteiros, totalizando quatro (na parte traseira já eram quatro) e o sistema de suporte à frenagem de estacionamento (que atua nos freios nas balizas) – também restritos às versões topo de linha. Para completar a lista de comodidades na linha 2025, a abertura da tampa do porta-malas é elétrica, com sensor para abertura passando os pés abaixo do para-choque traseiro.

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)

Preços mantidos

Apesar das consideráveis mudanças de estilo e tecnologia, o Corolla Cross 2025 adota uma boa estratégia de preços para o lançamento, com acréscimo máximo de R$ 2.400. É o caso da versão de entrada, XR, que passa a custar R$ 164.990 e fica apenas 1,5% mais cara em relação à linha 2024.

Continua após a publicidade

Em seguida, as versões topo de linha com motor 2.0, XRX e GR-S, sobem R$ 1.500 cada uma, o equivalente a 0,8%, enquanto a intermediária XRE, fica R$ 1.200 mais cara – ou 0,7%. Os melhores casos são das versões híbridas, que não tiveram qualquer alteração nos preços.

Toyota Corolla Cross 2025
Toyota Corolla Cross 2025 (Divulgação/Toyota)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.