O Toyota Corolla hatch está de volta às ruas do Brasil. Só não queremos alimentar esperanças dos órfãos de Ford Focus e VW Golf: como da última vez – quando serviu para testes do sedã – é provável que o modelo seja parte do desenvolvimento do Corolla Cross.
Como você já deve saber, afinal, é leitor da QUATRO RODAS, o utilitário aproveitará a mesma plataforma modular TNGA do Corolla vendido aqui. Só que o hatch tem exatamente o mesmo tamanho do entre-eixos do SUV, com 2,64 m (no sedã são 2,70 m).
Flagrado pelo leitor Antônio Encinas, o Corolla europeu circulava camuflado em São Bernardo do Campo (SP). Como ainda não está com carroceria definitiva, é provável que ainda esteja na fase de adaptação dos conjuntos 2.0 16V e 1.8 híbrido, ambos flex.
Vale lembrar que o futuro Corolla Cross será produzido em Sorocaba (SP) e chegará às lojas em 2021. Com isso, é provável que o Etios, feito na mesma fábrica com duas opções de carroceria e cada vez mais esquecido pelo mercado, seja aposentado de vez no país.
O próprio Yaris, considerado o sucessor natural dos modelos de entrada, deverá receber novo visual até ano que vem. Os primeiros flagras apareceram nas Filipinas, ainda que as mudanças não sejam segredo: a reestilização já foi revelada em registros de patentes.
Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245
Procurado pela reportagem, o fabricante diz não comentar planos futuros e afirma que “não há planos para descontinuação do Etios”.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.