Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Toyota Corolla ganha motor do Yaris e versão híbrida fica mais potente

Corolla ganha potência em suas variantes híbridas; Hatchback troca motor turbo por 2.0 aspirado; Sedã e perua ficam menos potentes com motor 1.5 do Yaris

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 out 2022, 19h06 - Publicado em 3 out 2022, 17h50
Toyota Corolla 2023 japão sedã
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Depois de atualizar o visual da versão europeia, que devemos ver no Brasil em 2023, a Toyota agora mostra a reestilização da versão japonesa do Corolla. A exemplo do irmão europeu, as mudanças vão além do visual, trazendo também novas motorizações.

O conjunto híbrido, que equipa os modelos hatch (Sport), sedã e perua (Touring), ganhou um novo motor elétrico mais potente. Agora ele gera 95 cv e 18,9 kgfm, um aumento de 12 cv e 2,2 kgfm em relação ao anterior. Quem completa o sistema é o motor 1.8 de quatro cilindros com 95 cv e 14,5 kgfm, que seguiu inalterado.

Para os modelos sedã e perua, o conjunto pode ficar ainda mais forte com a adição de um segundo motor elétrico de 41 cv e 8,6 kgfm no eixo traseiro. Assim, além do fôlego extra, passa a ter também tração integral. As demais variantes têm tração dianteira, mas todos têm um câmbio e-CVT.

Toyota Corolla 2023 japão sedã dianteira
Toyota Corolla 2023 sedã (Divulgação/Toyota)

 

Toyota Corolla 2023 japão sedã traseira
(Divulgação/Toyota)

A outra mudança diz respeito apenas ao Corolla Sport, que também ficará mais potente. O hatch troca o motor 1.2 turbo de 116 cv e 18,9 kgfm, pelo 2.0 aspirado de 170 cv e 20,6 kgfm. Porém, o veículo perde a opção de câmbio manual, ficando apenas com o CVT.

Continua após a publicidade
Toyota Corolla 2023 japão perua DIANTEIRA
Toyota Corolla Touring 2023 (Divulgação/Toyota)
Toyota Corolla 2023 japão perua
(Divulgação/Toyota)

As outras opções de carroceria também tiveram uma substituição em sua versão puramente a combustão, mas ao contrário do hatchback, acabaram perdendo potência.

O motor 1.8 de quatro cilindros (140 cv e 17,3 kgfm) dá lugar ao menos potente Dynamic Force 1.5 aspirado de três cilindros, que gera 120 cv e 14,8 kgfm. Esse motor também é encontrado em outros modelos da marca, como o Yaris, Yaris Cross e a van Sienna.

Continua após a publicidade
Toyota Corolla 2023 japão Hatch dianteira
Toyota Corolla Sport 2023 (Divulgação/Toyota)
Toyota Corolla 2023 japão Hatch traseira
(Divulgação/Toyota)

Nova dianteira e mais tecnologia

Além dos motores, o Corolla japonês também recebeu uma leve repaginada no visual, principalmente na dianteira. Na grade do sedã e da perua, o desenho de favo de mel dá lugar às barras horizontais pretas e um contorno cromado na parte inferior. Os faróis de neblina permanecem na mesma posição.

Continua após a publicidade

Nos faróis, a principal mudança está nas assinaturas em LED. Agora ela contorna todo o desenho dem uma peça única, ao invés de ser segmentado como no visual anterior. 

A mudança nos DLRs também é válida para o Corolla Sport. Por outro lado, sua grade manteve o design de colmeia, ficou mais larga e adicionou uma nova peça para alojar os faróis de neblina. A traseira das três carrocerias do Corolla ficaram intactas.

Toyota Corolla 2023 japão interior
Interior Corolla 2023 japonês (Divulgação/Toyota)

Por dentro, o acabamento se manteve inalterado nos três modelos. O que o Corolla ganhou de novo foi mais tecnologia, atualizando o layout e o software da sua central multimídia, que agora passa a ter conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além das opções de tela de 8 e 10,5 polegadas.

Continua após a publicidade

O Corolla japonês também ficou mais seguro e ganhou assistente de cruzamentos, que é capaz de identificar pedestres e veículos ao dobrar uma esquina. O Proactive Driving Assist também se junta ao Toyota Safety System, agindo na aceleração e frenagem para garantir que o motorista mantenha uma distância segura de pedestres, ciclistas e veículos estacionados.

Corolla japonês pré-facelift
Toyota Corolla japonês pré-facelift (Divulgação/Toyota)

Em sua terra natal, o Corolla pode ser encontrado entre os 1,99 e 2,99 milhões de ienes na carroceria sedã, algo em torno de R$ 71.430 e R$ 107.130, enquanto a perua pode chegar aos 3,04 milhões de ienes, aproximadamente R$ 108.916. Já o Corolla Sport varia dos 2,2 até 2,98 milhões de ienes, ou R$ 78.614 e R$ 106.486.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.