Depois de atualizar o visual da versão europeia, que devemos ver no Brasil em 2023, a Toyota agora mostra a reestilização da versão japonesa do Corolla. A exemplo do irmão europeu, as mudanças vão além do visual, trazendo também novas motorizações.
O conjunto híbrido, que equipa os modelos hatch (Sport), sedã e perua (Touring), ganhou um novo motor elétrico mais potente. Agora ele gera 95 cv e 18,9 kgfm, um aumento de 12 cv e 2,2 kgfm em relação ao anterior. Quem completa o sistema é o motor 1.8 de quatro cilindros com 95 cv e 14,5 kgfm, que seguiu inalterado.
Para os modelos sedã e perua, o conjunto pode ficar ainda mais forte com a adição de um segundo motor elétrico de 41 cv e 8,6 kgfm no eixo traseiro. Assim, além do fôlego extra, passa a ter também tração integral. As demais variantes têm tração dianteira, mas todos têm um câmbio e-CVT.
A outra mudança diz respeito apenas ao Corolla Sport, que também ficará mais potente. O hatch troca o motor 1.2 turbo de 116 cv e 18,9 kgfm, pelo 2.0 aspirado de 170 cv e 20,6 kgfm. Porém, o veículo perde a opção de câmbio manual, ficando apenas com o CVT.
As outras opções de carroceria também tiveram uma substituição em sua versão puramente a combustão, mas ao contrário do hatchback, acabaram perdendo potência.
O motor 1.8 de quatro cilindros (140 cv e 17,3 kgfm) dá lugar ao menos potente Dynamic Force 1.5 aspirado de três cilindros, que gera 120 cv e 14,8 kgfm. Esse motor também é encontrado em outros modelos da marca, como o Yaris, Yaris Cross e a van Sienna.
Nova dianteira e mais tecnologia
Além dos motores, o Corolla japonês também recebeu uma leve repaginada no visual, principalmente na dianteira. Na grade do sedã e da perua, o desenho de favo de mel dá lugar às barras horizontais pretas e um contorno cromado na parte inferior. Os faróis de neblina permanecem na mesma posição.
Nos faróis, a principal mudança está nas assinaturas em LED. Agora ela contorna todo o desenho dem uma peça única, ao invés de ser segmentado como no visual anterior.
A mudança nos DLRs também é válida para o Corolla Sport. Por outro lado, sua grade manteve o design de colmeia, ficou mais larga e adicionou uma nova peça para alojar os faróis de neblina. A traseira das três carrocerias do Corolla ficaram intactas.
Por dentro, o acabamento se manteve inalterado nos três modelos. O que o Corolla ganhou de novo foi mais tecnologia, atualizando o layout e o software da sua central multimídia, que agora passa a ter conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, além das opções de tela de 8 e 10,5 polegadas.
O Corolla japonês também ficou mais seguro e ganhou assistente de cruzamentos, que é capaz de identificar pedestres e veículos ao dobrar uma esquina. O Proactive Driving Assist também se junta ao Toyota Safety System, agindo na aceleração e frenagem para garantir que o motorista mantenha uma distância segura de pedestres, ciclistas e veículos estacionados.
Em sua terra natal, o Corolla pode ser encontrado entre os 1,99 e 2,99 milhões de ienes na carroceria sedã, algo em torno de R$ 71.430 e R$ 107.130, enquanto a perua pode chegar aos 3,04 milhões de ienes, aproximadamente R$ 108.916. Já o Corolla Sport varia dos 2,2 até 2,98 milhões de ienes, ou R$ 78.614 e R$ 106.486.