Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota Corolla recebe cinco estrelas em segurança no Latin NCAP

Apesar da nota alta, segurança de adultos foi considerada marginal para cervical e para o tórax do motorista e detecção de pedestres fez falta

Por João Vitor Ferreira
1 dez 2022, 21h30
Latin NCAP Toyota Corolla
 (Latin NCAP/Divulgação)
Continua após publicidade

Além dos testes dos Volkswagen Polo e Virtus, o Latin NCAP também divulgou os resultados do teste de segurança realizado em 2019 do Toyota Corolla, que é produzido em Indaiatuba, no interior de São Paulo. Embora seja antigo, a avaliação é referente à versão atual do modelo. 

O Corolla conseguiu a nota máxima de cinco estrelas na avaliação. O modelo foi avaliado para impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) de cidade e alta velocidade, sistemas de suporte de pista e controle eletrônico de estabilidade.

O sedã atingiu 83,31% em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança. O Corolla é equipado, por padrão, com sete airbags, controle eletrônico de estabilidade, sistemas de suporte de pista, como assistente de manutenção e alerta de permanência em faixa, e sistema de frenagem de emergência, mas sem reconhecimento de pedestres.

Latin NCAP Toyota Corolla
(Latin NCAP/Divulgação)
Continua após a publicidade

No geral, a proteção foi considerada boa para o passageiro no teste de colisão frontal. Já o motorista teve a segurança avaliada como boa apenas na cabeça e na canela esquerda. A proteção do tórax foi marginal, assim como a dos joelhos, que segundo o Latin NCAP “podem impactar estruturas perigosas atrás do painel”. Pés e canela direita do condutor tiveram proteção adequada.

Latin NCAP Toyota Corolla
(Latin NCAP/Divulgação)

No teste de colisão lateral a proteção foi considerada boa para todas as partes e no impacto lateral com poste, apenas o tórax ganhou proteção marginal, sendo todo o resto boa. A segurança foi considerada marginal no teste de chicotada cervical.

Continua após a publicidade

O Corolla mostrou boa segurança para as crianças. Nos testes, os dummys de três e um ano e meio tiveram proteção total no impacto frontal e não tiveram suas cabeças expostas. O mesmo vale para o impacto lateral. Todas as instruções estão de acordo com os requisitos do Latin NCAP e os SRIs avaliados para instalação foram aprovados.

O sedã mostrou-se seguro também para os pedestres, atingindo nota máxima de impacto da perna, com boa proteção para a parte superior e inferior. Na maioria das outras áreas de impacto, a segurança foi considerada boa ou adequada. Porém, os resultados poderiam ser melhores se o modelo oferecesse como padrão a frenagem de emergência com reconhecimento de pedestres.

Continua após a publicidade
Latin NCAP Toyota Corolla
(Latin NCAP/Divulgação)

Os sistemas de segurança também foram bem avaliados. O lembrete do cinto de segurança recebeu nota máxima por ter sinal visual e sonoro para todos os ocupantes. Outros itens que tiveram boa avaliação foram o sistema de controle eletrônico de tração e sistema de frenagem de emergência interurbano. O sistema de detecção faixa e alerta de mudança foram bem avaliados, mas a assistência de permanência e o alerta de ponto cego não atenderam aos requisitos do órgão.

Compartilhe essa matéria via:

Vale lembrar que a versão avaliada é sempre a mais básica, logo, alguns itens não são testados por serem opcionais ou por aparecerem apenas em versões mais completas. É o caso do limitador de velocidade e a frenagem de emergência com detecção de pedestres.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.