Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota Crown retorna com cara de elétrico, motor 2.5 e pode vir ao Brasil

Modelo histórico da Toyota, Crown retorna com cara de elétrico, mecânica híbrida e quatro carrocerias diferentes, com possibilidade de chegar ao Brasil

Por Eduardo Passos
15 jul 2022, 19h05
Versão crossover do Toyota Crown já foi lançada no Ocidente e Oriente
Versão crossover do Toyota Crown já foi lançada no Ocidente e Oriente (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

Em 1955, a Toyota lançou o Crown, seu primeiro carro de grande volume feito com tecnologia japonesa. Mais do que símbolo do novo Japão pós-guerra, o modelo marcou história servindo de táxi executivo em Tóquio a carro de famílias ricas. Tanto sucesso que seu nome batizou gerações por 67 anos ininterruptos, recorde da marca.

Após um hiato, o Crown está de volta. Na verdade, a “coroa” será divida por quatro variantes, que serão sempre híbridas. Ao mesmo tempo que utiliza motores grandes, o Crown mostra estilo bem atual, que remete ao Toyota elétrico mais avançado do mundo.

Toyota Crown
(Divulgação/Toyota)

Destaque ao crossover

Quem liderará o quarteto é o Toyota Crown em versão crossover, cujo visual já havia sido adiantado por patentes. O modelo de dimensões generosas só se diferencia de um sedã pelo vão livre maior, chamando atenção pelos painéis em preto.

Toyota Crown
As quatro variantes do Toyota Crown (Divulgação/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Combinados ao tom champanhe de lançamento, pode lembrar os luxuosos Mercedes-Maybach, mas na verdade se parecem com a estratégia adotada no altamente tecnológico Toyota bZ4x. A frente do crossover não se destaca tanto, mas a traseira conta com uma lanterna inteiriça tão fina quanto a fita de leds que a Volkswagen vem usando.

Toyota Crown sedã diminui vão livre e muda rodas em relação ao crossover
Toyota Crown sedã diminui vão livre e muda rodas em relação ao crossover (Divulgação/Toyota)

Essa versão também foi lançada nos Estados Unidos, dando mais detalhes dos motores. A versões mais básicas de toda a linha Crown usará um conjunto híbrido que une o 2.5 a gasolina a dois motores elétricos.

O câmbio é variável e utiliza engrenagens planetárias que permitem a tração dianteira. Um terceiro motor elétrico movimenta o eixo traseiro do carro, que totaliza 239 cv.

Continua após a publicidade
Toyota Crown (6)
Toyota Crown Sport (Divulgação/Toyota)

Os modelos mais caros usarão motor 2.4 ligado a um câmbio automático de seis marchas. Um motor elétrico, na frente, agiliza as respostas do carro e acrescenta potência e torque. Outro motor elétrico, no eixo traseiro, cuida de dar tração à parte de trás. Ao contrário do Crown 2.5, as versões de topo têm tração integral, independente do momento.

Outras variantes

Quem achar muito um carro com 4,93 m de comprimento pode optar pelo Crown Sport, de dimensões encurtadas e pose de hot hatch em corpo de SUV. Também há disponível o Crown State, que também é um crossover, mas perua e utilitário. Os mais tradicionais contarão com o Crown Sedan, que oferece rodar mais próximo ao solo com a mesma carroceria do carro-chefe.

Toyota Crown (2)
Toyota Crown State (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Todas as variantes terão um interior luxuoso, com quê de Lexus e direito até a emblema próprio do Crown no volante. Bem executivo, o modelo foca em assentos confortáveis e ar-condicionado dual zone, de série.

Toyota Crown
(Divulgação/Toyota)

Além de muito espaço, o conforto é garantido pela plataforma TNGA-K, aprimorada em termos de barulho e com rigidez reforçada. O silêncio é ampliado pelo uso de vidros acústicos e isolamento em toda parte que geraria ruídos, como motor, rodas e batentes.

Toyota Crown
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

A suspensão adaptativa é exclusividade de modelos mais caros, mas todas as versões tiveram geometria meticulosamente calculada. As versões 2.4 trazem amortecedores de pressão variável do óleo. Junto a um atuador, o amortecimento variável permitiu absorção melhorada de imperfeições na estrada.

Toyota Crown
(Divulgação/Toyota)

Na conversão direta do iene japonês, os preços do Toyota Crown vão de R$ 169.377 a R$ 235.570. A montadora já deixa claro que modelos da linha serão vendidos em ao menos 40 países. O Brasil pode ser um deles.

Toyota Crown
(Divulgação/Toyota)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.