O Toyota Etios ainda é fabricado no Brasil, mas suas vendas por aqui foram encerradas em abril de 2021. A produção teve continuidade especialmente para o mercado argentino, onde o hatch acaba de ser transformado em um furgão, fugindo completamente da sua proposta original.
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Seguindo os passos do Fiat Uno e Renault Clio, o Etios Aibo (companheiro em japonês) é a mais nova opção de furgão para os hermanos. Na nova configuração, o compacto perde o banco traseiro, formando um único compartimento de carga junto com o porta-malas.
A área de carga tem assoalho plano e acarpetado, pontos de amarração e proteção para que a carga não invada a cabine do motorista. Já os vidros laterais e traseiro são revestidos com uma proteção opaca, que impede que a carga seja vista pelo lado de fora.
Nenhuma surpresa no conjunto mecânico. O motor é o mesmo 1.5 16V a gasolina, que gera 103 cv e quase 14 kgfm de torque, das versões de passeio. A transmissão é manual de 6 marchas. Segundo a marca, o Etios furgão terá capacidade de carga de até 450 kg.
O pacote de equipamentos é praticamente o mesmo da versão X, mais básica vendida por lá, com direito a ar-condicionado, som com entrada para CD, MP3 e Bluetooth, painel digital de 4,2’’, assistente de rampa e controles de tração e estabilidade.
Graças à nova proposta, o preço do modelo também irá cair. Por ser homologado como um veículo comercial de carga, o Etios Aibo terá o IVA (imposto sobre valor agregado) reduzido pela metade, passando de 21% para 10,5%. E o melhor é que o motorista argentino pode dirigir o veículo com uma habilitação para carros de passeio.
Na Argentina, o Etios furgão será um dos veículos mais baratos do mercado, com preço sugerido de 1.994.000 pesos, ou aproximadamente R$ 109.600, em conversão direta. Enquanto as versões hatch do Etios, partem dos 2.059.000 pesos (R$ 113.245). O modelo é produzido em Sorocaba (SP) e exportado para o país vizinho.