Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Toyota FJ Cruiser: o descendente sofisticado do Bandeirante

Visual de utilitário esportivo futurista e conforto e desempenho de sedã

Por Igor Thomaz
Atualizado em 23 nov 2016, 21h04 - Publicado em 18 Maio 2016, 20h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota FJ Cruiser
    Apesar do aspecto bruto, o FJ trata os passageiros com suavidade  (/)
    Toyota FJ Cruiser
    Apesar do aspecto bruto, o FJ trata os passageiros com suavidade ()

    * A Toyota anunciou nesta semana que o FJ Cruiser deixará de ser fabricado mundialmente, após exatos 10 anos de produção. Para lembrar de um dos modelos mais desejados que jamais foram importados oficialmente para o Brasil, vamos rever o Impressões ao Dirigir publicado pela QUATRO RODAS na época de seu lançamento.

    Essa cara é familiar… Os faróis redondos e o formato da grade lembram o visual do antigoToyota Bandeirante, fabricado durante décadas no Brasil. Mas, com exceção do sobrenome, o moderno FJ Cruiser não tem nada a ver com seu saudoso parente. Além do porte imponente, o jipão tem desenho impressionante, que mais parece o de um carro-conceito. Ainda mais reforçado pela combinação de cores, como você pode conferir nas fotos da versão avaliada: carroceria amarela com capota branca e pára-choques que combinam o preto fosco com o cinza.

    Toyota FJ Cruiser
    A larga coluna B e os para-lamas angulosos dão personalidade ? lateral do jipe ()

    Visto de fora, o FJ Cruiser parece ter apenas duas portas. É que as traseiras são menores e não têm maçanetas externas. São discretas mas não convencionais: elas têm abertura invertida, as chamadas “portas suicidas”.

    Toyota FJ Cruiser
    Portas suicidas facilitam o acesso ao exíguo espaço traseiro ()

    Mas nem só de estética é feito o modelo da Toyota, que é trazido pelo importador paulista Forest Trade e vendido por 85.000 dólares (em agosto de 2006, o equivalente a R$ 181.560). O FJ Cruiser oferece conteúdo e conforto, ao contrário de seu antigo ancestral nacional. A boa vida a bordo é garantida não só pelos bancos anatômicos, mas também pelo motor V6 4.0 24V a gasolina, que tem funcionamento silencioso e sem vibrações. Com 240 cavalos de potência e 38,4 mkgf de torque, ele roda o tempo todo com suavidade.

    Continua após a publicidade
    Toyota FJ Cruiser
    Os 240 cv do motor V6 tiram de letra as quase 2 toneladas ()

    E não pense que o câmbio automático é daqueles longos demais, nos quais o silêncio e a suavidade são valores a abater do prazer de dirigir. Em nosso test drive, as marchas (são cinco) se revezaram com bastante eficiência, deixando sempre o motor em estado de alerta. Com o pé “leve”, a condução é tranqüila, mas basta pressionar o acelerador com mais força para perceber a redução de uma ou duas marchas, recuo suficiente para o pesado FJ Cruiser avançar com rapidez. O FJ é quase tão esperto quanto um sedã de mesma motorização.

    Na cidade, o conforto também é garantido pelos pneus largos, nas medidas 265/70 R17. Só mesmo uma cratera para perturbar o sossego do motorista. De quebra, os pneus – e a suspensão bem calibrada – garantem boa estabilidade nas curvas.

    Para os que têm espírito aventureiro, o FJ Cruiser se apresenta preparado para as trilhas: ele conta com tração 4×4 longa e reduzida, bloqueio do diferencial traseiro e controle ativo da tração, tudo para ajudar o desbravador a não atolar.

    Toyota FJ Cruiser
    Console da cor do carro, som de primeira e equipamentos para navegar por insrtumentos ()

    Na cabine, os destaques ficam para o bom acabamento, o sistema de som de alta qualidade, com direito a disqueteira de painel e até um potente subwoofer, e os instrumentos no topo do painel (bússola, indicador da temperatura externa e inclinômetro). Como se vê, diante do luminoso FJ Cruiser, nosso velho Toyota Bandeirante só é mesmo uma pálida lembrança.

    Toyota FJ Cruiser

    Veredicto

    Uma boa associação de jipão 4×4 com visual de chamar atenção. Se seu gosto se enquadra nisso, essa novidade é uma boa pedida. De quebra, o porte do FJ Cruiser impõe respeito no trânsito.

    Ficha Técnica
    Motor: dianteiro, longitudinal, V6, 24V, 3956 cm3, 240 cv a 5200 rpm, 38,4 mkgf a 3700 rpm
    Câmbio: automático de 5 marchas
    Dimensões: comprimento, 467 cm; largura, 190 cm; altura, 183 cm; entreeixos, 269 cm; peso, 1 946 kg
    Principais itens de série: controle de estabilidade, ABS, airbags, ar-condicionado, lanternas auxiliares nos retrovisores, tomada de força no porta-malas
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.