Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota Gazoo Racing manterá esportivos a combustão o máximo possível

Com pé atrás com a eletrificação, a Toyota planeja manter os seus modelos esportivos com motores a combustão pelo maior tempo possível

Por Lucas Parente
27 Maio 2024, 17h00
Toyota GR Corolla Brasil
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Toyota se afastou do desenvolvimento de carros elétricos de desempenho por ter outras pretensões para o segmento. A empresa não é a única que ainda desconfia de um futuro totalmente elétrico.

A Gazoo Racing, braço do automobilismo e de carros esportivos da montadora japonesa, ainda acredita que os motores a combustão possuem um futuro, portanto ainda teremos alguns lançamentos pela frente. Investimentos estão sendo feitos e modelos futuros, além dos já conhecidos GR86, GR Yaris, GR Corolla e GR Supra, devem chegar com motorizações a combustão.

Toyota GR Corolla brasil
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em entrevista a revista australiana Car Expert, o presidente da Toyota Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, afirmou que não há planos internos para a construção de um modelo elétricos de alto desempenho. O executivo prosseguiu dizendo que pretende “Usar motores a combustão o máximo possível. Pode haver um momento no futuro em que os motores sejam proibidos, mas os motores de combustão interna não são ruins, o inimigo é o carbono.”

Segundo regras da União Europeia, até 2035 os motores a combustão devem não existir mais. Porém, o martelo ainda não foi batido para essa proibição.

Continua após a publicidade

Embora os puristas provavelmente fiquem felizes com estas declarações, não podemos deixar de lado o destino do conceito FT-Se totalmente elétrico apresentado em 2023 durante o Salão de Tóquio.

toyota-ft-se-concept
(Divulgação/Toyota)

O modelo era um esportivo assinado pela Gazoo Racing com dois assentos, motores duplos e tração integral com configuração voltadas para as rodas de trás. O interessante elétrico da Toyota foi apresentado com desempenho até 100 km/h em 3,0 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao site InsideEVs, o gerente de projeto de design da Garzo Racing, Hideaki Iida, disse que o Toyota FT-Se pode chegar para produção depois de 2026. O modelo, apesar das diferentes pretenções da própria marca, parece não ter sido totalmente descartado, mas outros modelos a combustão com a sigla GR estão na frente para produção.

toyota-ft-se-concept (1)
(Divulgação/Toyota)

Embora essa “briga” permaneça por alguns anos ainda na Toyota, Takahashi também aposta em motorizações híbridas para os modelos GR: “ao utilizar tecnologia híbrida, podemos reduzir as emissões de carbono”. O executivo também afirma que não descarta os combustíveis sintéticos e todos sabemos que a Toyota segue em busca de motores a combustão movidos a hidrogênio.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.