Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Toyota Gazoo Racing manterá esportivos a combustão o máximo possível

Com pé atrás com a eletrificação, a Toyota planeja manter os seus modelos esportivos com motores a combustão pelo maior tempo possível

Por Lucas Parente
27 Maio 2024, 17h00
Toyota GR Corolla Brasil
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Toyota se afastou do desenvolvimento de carros elétricos de desempenho por ter outras pretensões para o segmento. A empresa não é a única que ainda desconfia de um futuro totalmente elétrico.

A Gazoo Racing, braço do automobilismo e de carros esportivos da montadora japonesa, ainda acredita que os motores a combustão possuem um futuro, portanto ainda teremos alguns lançamentos pela frente. Investimentos estão sendo feitos e modelos futuros, além dos já conhecidos GR86, GR Yaris, GR Corolla e GR Supra, devem chegar com motorizações a combustão.

Toyota GR Corolla brasil
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em entrevista a revista australiana Car Expert, o presidente da Toyota Gazoo Racing, Tomoya Takahashi, afirmou que não há planos internos para a construção de um modelo elétricos de alto desempenho. O executivo prosseguiu dizendo que pretende “Usar motores a combustão o máximo possível. Pode haver um momento no futuro em que os motores sejam proibidos, mas os motores de combustão interna não são ruins, o inimigo é o carbono.”

Segundo regras da União Europeia, até 2035 os motores a combustão devem não existir mais. Porém, o martelo ainda não foi batido para essa proibição.

Continua após a publicidade

Embora os puristas provavelmente fiquem felizes com estas declarações, não podemos deixar de lado o destino do conceito FT-Se totalmente elétrico apresentado em 2023 durante o Salão de Tóquio.

toyota-ft-se-concept
(Divulgação/Toyota)

O modelo era um esportivo assinado pela Gazoo Racing com dois assentos, motores duplos e tração integral com configuração voltadas para as rodas de trás. O interessante elétrico da Toyota foi apresentado com desempenho até 100 km/h em 3,0 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao site InsideEVs, o gerente de projeto de design da Garzo Racing, Hideaki Iida, disse que o Toyota FT-Se pode chegar para produção depois de 2026. O modelo, apesar das diferentes pretenções da própria marca, parece não ter sido totalmente descartado, mas outros modelos a combustão com a sigla GR estão na frente para produção.

toyota-ft-se-concept (1)
(Divulgação/Toyota)

Embora essa “briga” permaneça por alguns anos ainda na Toyota, Takahashi também aposta em motorizações híbridas para os modelos GR: “ao utilizar tecnologia híbrida, podemos reduzir as emissões de carbono”. O executivo também afirma que não descarta os combustíveis sintéticos e todos sabemos que a Toyota segue em busca de motores a combustão movidos a hidrogênio.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.