Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota GR Yaris 2024 recebe câmbio automático e chega aos 304 cv

Hot hatch ganha câmbio automático de oito marchas que simula o comportamento de um piloto profissional, ajudando principalmente os motoristas inexperientes

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 11 ago 2024, 12h48 - Publicado em 13 jan 2024, 18h52
GR YARIS
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

O Toyota GR Yaris recebeu uma grande atualização para 2024. Agora, o esportivo terá também a opção transmissão automática sequencial de oito velocidades. Antes, havia apenas o câmbio manual de seis marchas, como no seu ‘irmão maior’ GR Corolla.

O novo câmbio foi especialmente desenvolvido pela Team Gazoo Racing (TGR), com intuito de trazer uma experiência de esportividade intensa até para os motoristas menos experientes e que não estão acostumados com câmbio manual.

Para chegar ao patamar desejado pela equipe, a transmissão foi exaustivamente testada em diversos lugares, como nas estradas congeladas da Finlândia e até no Campeonato Japonês de Rali, o que gerou o “lema” do projeto: “obrigado por quebrá-la”.

GR YARIS
(Divulgação/Toyota)

Outro detalhe interessante sobre os testes do novo câmbio é que, não apenas os pilotos profissionais puderam testá-la, como também amadores, através do TOYOTA GAZOO Racing Rally Challenge. Dessa forma, a TGR pode atingir a velocidade ideal de troca de marchas, melhorando a esportividade do carro para aqueles sem experiência.

Continua após a publicidade

Quem gere o câmbio é um software capaz de identificar não só os elementos básicos que envolvem a mudança de marchas, como aceleração, desaceleração e força G, como também a maneira como o motorista pisa no freio e opera o acelerador. Assim, o sistema consegue “adivinhar” as intenções dos motoristas, fazendo uma troca mais rápida. A ideia por trás disso é imitar a maneira como piloto profissional operaria o câmbio, se ele fosse manual.

Toyota Yaris GR 2024
(Divulgação/Toyota)

O novo câmbio obrigou a equipe a fazer outras adições ao GR Yaris. Agora, os carros que forem equipados com ele contarão com um cooler para o fluido de transmissão, que pode ser vista nas entradas laterais do carro. A adição do novo câmbio não afeta muito no peso total do carro, acrescenta um total de 18,1 kg, sendo praticamente imperceptível.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Mas é possível melhorar ainda mais a refrigeração do carro, com o opcional “Cooling Package”. Esse pacote adiciona um sub-radiador, entrada de ar frio e pulverizador de intercooler e deixa o carro mais parecido com os modelos usados no automobilismo.

TOYOTA GR YARIS TRANSMISSAO
Novo câmbio automático sequencial (Divulgação/Toyota)

Houve, também, melhorias na rigidez da carroceria, aumentando os pontos de solda para deixar o carro mais estável, e na fixação da suspensão, que teve o número de parafusos que prendem os amortecedores à carroceria aumentado para três.

Toyota Yaris GR 2024
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Tudo isso para aguentar o aumento de potência e torque gerado pelo motor 1.6 turbo de quatro cilindros. Agora, ele passa a ter 304 cv e 40,8 kgfm, ante 272 cv e 37,7 kgfm, como no GR Corolla. Esse upgrade só é possível graças aos pistões mais leves, o aumento de pressão da injeção direta e um novo sensor de pressão do ar de admissão.

Por fora, o GR Yaris também mudou. Foi adicionado um novo para-choque dianteiro para acomodar os novos coolers do câmbio automático, dando também uma cara mais agressiva para o carro.

Toyota Yaris GR 2024
Novas entradas laterais tiveram que ser criadas para acomodar o novo sistema de refrigeração do câmbio automática (Divulgação/Toyota)

Internamente o hot hatch foi totalmente redesenhado, agora o cockpit é totalmente voltado para o motorista. A central multimídia é a mesma do GR Corolla e tem 12,3”. Ela, assim como todo o painel, está 15 graus inclinada para o motorista. De acordo com a Toyota, essa nova disposição é inspirada nos ralis e permitiu mover os botões de partida e do pisca-alerta para um local de acesso mais fácil. Já os bancos, estão 15 mm mais baixos, para melhorar a ergonomia.

Continua após a publicidade
Toyota Yaris GR 2024
(Divulgação/Toyota)

Muito provavelmente, as atualizações do GR Yaris possam chegar para o GR Corolla, mas não no modelo 2024, já que o mesmo já foi apresentado. Logo, só devemos ver o hot hatch rival do Civic Type-R com transmissão automática em 2025.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.