Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota GR Yaris 2024 recebe câmbio automático e chega aos 304 cv

Hot hatch ganha câmbio automático de oito marchas que simula o comportamento de um piloto profissional, ajudando principalmente os motoristas inexperientes

Por Rafael Sommadossi
Atualizado em 11 ago 2024, 12h48 - Publicado em 13 jan 2024, 18h52
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Toyota GR Yaris recebeu uma grande atualização para 2024. Agora, o esportivo terá também a opção transmissão automática sequencial de oito velocidades. Antes, havia apenas o câmbio manual de seis marchas, como no seu ‘irmão maior’ GR Corolla.

    O novo câmbio foi especialmente desenvolvido pela Team Gazoo Racing (TGR), com intuito de trazer uma experiência de esportividade intensa até para os motoristas menos experientes e que não estão acostumados com câmbio manual.

    Para chegar ao patamar desejado pela equipe, a transmissão foi exaustivamente testada em diversos lugares, como nas estradas congeladas da Finlândia e até no Campeonato Japonês de Rali, o que gerou o “lema” do projeto: “obrigado por quebrá-la”.

    GR YARIS
    (Divulgação/Toyota)

    Outro detalhe interessante sobre os testes do novo câmbio é que, não apenas os pilotos profissionais puderam testá-la, como também amadores, através do TOYOTA GAZOO Racing Rally Challenge. Dessa forma, a TGR pode atingir a velocidade ideal de troca de marchas, melhorando a esportividade do carro para aqueles sem experiência.

    Continua após a publicidade

    Quem gere o câmbio é um software capaz de identificar não só os elementos básicos que envolvem a mudança de marchas, como aceleração, desaceleração e força G, como também a maneira como o motorista pisa no freio e opera o acelerador. Assim, o sistema consegue “adivinhar” as intenções dos motoristas, fazendo uma troca mais rápida. A ideia por trás disso é imitar a maneira como piloto profissional operaria o câmbio, se ele fosse manual.

    Toyota Yaris GR 2024
    (Divulgação/Toyota)

    O novo câmbio obrigou a equipe a fazer outras adições ao GR Yaris. Agora, os carros que forem equipados com ele contarão com um cooler para o fluido de transmissão, que pode ser vista nas entradas laterais do carro. A adição do novo câmbio não afeta muito no peso total do carro, acrescenta um total de 18,1 kg, sendo praticamente imperceptível.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Mas é possível melhorar ainda mais a refrigeração do carro, com o opcional “Cooling Package”. Esse pacote adiciona um sub-radiador, entrada de ar frio e pulverizador de intercooler e deixa o carro mais parecido com os modelos usados no automobilismo.

    TOYOTA GR YARIS TRANSMISSAO
    Novo câmbio automático sequencial (Divulgação/Toyota)

    Houve, também, melhorias na rigidez da carroceria, aumentando os pontos de solda para deixar o carro mais estável, e na fixação da suspensão, que teve o número de parafusos que prendem os amortecedores à carroceria aumentado para três.

    Toyota Yaris GR 2024
    (Divulgação/Toyota)
    Continua após a publicidade

    Tudo isso para aguentar o aumento de potência e torque gerado pelo motor 1.6 turbo de quatro cilindros. Agora, ele passa a ter 304 cv e 40,8 kgfm, ante 272 cv e 37,7 kgfm, como no GR Corolla. Esse upgrade só é possível graças aos pistões mais leves, o aumento de pressão da injeção direta e um novo sensor de pressão do ar de admissão.

    Por fora, o GR Yaris também mudou. Foi adicionado um novo para-choque dianteiro para acomodar os novos coolers do câmbio automático, dando também uma cara mais agressiva para o carro.

    Toyota Yaris GR 2024
    Novas entradas laterais tiveram que ser criadas para acomodar o novo sistema de refrigeração do câmbio automática (Divulgação/Toyota)

    Internamente o hot hatch foi totalmente redesenhado, agora o cockpit é totalmente voltado para o motorista. A central multimídia é a mesma do GR Corolla e tem 12,3”. Ela, assim como todo o painel, está 15 graus inclinada para o motorista. De acordo com a Toyota, essa nova disposição é inspirada nos ralis e permitiu mover os botões de partida e do pisca-alerta para um local de acesso mais fácil. Já os bancos, estão 15 mm mais baixos, para melhorar a ergonomia.

    Continua após a publicidade
    Toyota Yaris GR 2024
    (Divulgação/Toyota)

    Muito provavelmente, as atualizações do GR Yaris possam chegar para o GR Corolla, mas não no modelo 2024, já que o mesmo já foi apresentado. Logo, só devemos ver o hot hatch rival do Civic Type-R com transmissão automática em 2025.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.