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Toyota Hilux SRX sai de linha e cria degrau de R$ 45.000 entre versões

Configuração "civil" é substituída pela Plus, que ganha alterações em suspensão e chassi para melhorar dinâmica e estabilidade

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 Maio 2024, 12h00
Toyota Hilux SRX Limited
Toyota Hilux SRX (Divulgação/Toyota)
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A partir de agora, quem quiser levar uma Toyota Hilux topo de linha para casa terá à disposição apenas as versões mais “preparadas” da picape. É que a configuração SRX, opção mais “civil” entre as mais caras, saiu de linha, deixando a novata SRX Plus em seu lugar.

De acordo com a Toyota, a mudança “integra a estratégia comercial da companhia”, sem dizer sobre um possível ofuscamento da antiga versão SRX pela SRX Plus.

Hilux SRX PLUS
Hilux SRX Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nos preços, a novidade cria um degrau maior entre as versões. A Hilux SRX Plus sai por R$ 334.890, enquanto a SRV, agora imediatamente abaixo, custa R$ 289.990 – ou seja, uma diferença de consideráveis R$ 44.900. Antes, a SRX comum diminuía a distância por custar R$ 324.490 – ou R$ 10.400 a menos que a Plux e R$ 34.500 a mais que a SRV.

 

 

Há ainda a GR-Sport, versão esportiva que tem modificações mecânicas mais extensas e sai por R$ 372.890. No topo da linha, ela é R$ 38.000 mais cara que a SRX Plus. Neste caso, o acréscimo ainda é menor do que o criado pela ausência da SRX. Vale considerar, porém, que a pouca diferença entre a versão descontinuada e a sua sucessora, de já citados R$ 10.400.

Hilux SRX PLUS
Hilux SRX PLUS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O que muda entre as versões?

As diferenças entre as Hilux SRX e SRX Plus são significativas, especialmente no que diz respeito à dinâmica e dirigibilidade. A Plus tem eixos maiores, com 14 cm a mais na dianteira e 15,5 cm a mais na traseira, e uma inédita barra estabilizadora no eixo traseiro. Segundo a marca, isso representa um aumento de 20% na rigidez de rolagem e melhora a estabilidade nas curvas, mesmo que a picape tenha ficado 2 cm mais alta em relação ao solo.

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Há também braços de suspensão alargados e amortecedores com tubos duplos e 3 mm maiores no diâmetro. Os amortecedores são reposicionados para fora do chassi. Para abrigar o conjunto mais largo, a SRX Plus ganha alargadores de carroceria nos para-lamas (os mesmos da versão GR-S, mas pintados na cor do carro), e um santantônio estilizado, que se parece com um aerofólio, na traseira.

Hilux SRX PLUS
Hilux SRX Plus (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Em nossos testes, todas as mudanças ficaram perceptíveis na condução da picape, que está, de fato, com uma dinâmica mais apurada – a estabilidade passa a ser o ponto forte da Hilux SRX Plus.

Não há, porém, qualquer alteração em motor, que segue o 2.8 turbo diesel de 204 cv e 50,9 kgfm, e em câmbio, que é o mesmo automático de seis marchas. Os equipamentos e o acabamento também são os mesmos da versão SRX, com itens como piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, sete airbags, alerta de saída de faixa, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

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