Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota lança novas transmissões automáticas de 8 e 10 marchas

Sistemas substituirão as transmissões CVT em veículos com plataforma TNGA

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 dez 2016, 16h01 - Publicado em 16 dez 2016, 15h59
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Apesar das críticas ao funcionamento artificial dos câmbios do tipo CVT, a Toyota sempre foi uma de suas grandes defensoras por ser o tipo de transmissão mais equilibrada entre eficiência e progressividade. Mas a fabricante japonesa resolveu escutar os fãs das trocas de marcha e criou uma nova família de transmissões automáticas de oito e dez marchas, a Direct Shift.

    Direct Shift de 8 marchas
    Direct Shift de 8 marchas ao natural: pequena e leve (Divulgação)

    A Toyota até prepara uma nova geração de seu CVT, mas as estrelas de sua gama de modelos serão as transmissões automáticas com conversor de torque que prometem rapidez nas respostas e, principalmente, mais eficiência. O resultado seria um funcionamento com redução de até 50% nas perdas de energia por atrito.

    Transmissão Direct Shift de 8 marchas
    Transmissão Direct Shift de 8 marchas é mais compacta e leve que as anteriores (Divulgação)

    As novas transmissões trabalham com conversores de torque compactos e de alto desempenho, com uma faixa mais ampla de bloqueio de engrenagens, proporcionando respostas mais rápidas. Ao estilo Hyundai, a Toyota afirma que a versão de dez marchas vai oferecer as trocas de marcha mais suaves e rápidas do mundo.

    Continua após a publicidade

    [youtube=https://www.youtube.com/watch?v=IPjjqcj2HOw&w=560&h=315]

    As duas novas transmissões foram criadas para demandas de diferentes modelos da linha Toyota, mas a fabricante não esconde que elas serão aplicadas na plataforma modular TNGA, já em uso pela nova geração do Prius e pelo SUV compacto C-HR, e futuramente utilizada na próxima geração do Corolla.

    Direct Shift para veículos híbridos
    Também há versão da Direct Shift para veículos híbridos com tração traseira, com motor elétrico acoplado ao câmbio (Divulgação)
    Continua após a publicidade

    A Direct Shift de oito marchas é dedicada aos carros com tração dianteira e motor transversal, enquanto a de dez marchas será aplicada em modelos de tração traseira ou integral e com motores longitudinais, e também terá versão com motor elétrico acoplado para veículos híbridos. A estreia pode ser na próxima geração do Toyota Camry, prevista para o ano que vem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.