Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Toyota, Subaru e Mazda se unem para manter motores a combustão vivos

Para não dependerem apenas de motores elétricos, as empresas se uniram para o desenvolvimento de uma "nova geração" de motores híbridos

Por Lucas Parente
30 Maio 2024, 12h00
Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-1-1536x1024
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

As japonesas Toyota, Subaru e Mazda se reuniram para anunciar as suas novas colaborações visando a preservação de motores a combustão, desenvolvendo uma nova geração de motores limpos e eficientes.

Em vez de partilharem o desenvolvimento de apenas um motor, as empresas decidiram desenvolver cada uma o seu próprio projeto e compartilhar suas tecnologias ao longo do tempo.

Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-5-1536x1024

Vale lembrar que a Toyota é parcialmente proprietária das outras duas montadoras, portanto o compartilhamento de tecnologias é natural. As montadoras seguirão como concorrentes na hora das vendas dos produtos.

Continua após a publicidade

Nesse contexto, com o desenvolvimento único de cada montadora, os projetos são diferentes mas buscam o mesmo objetivo: a descarbonização. A Subaru desenvolverá um motor Boxer, a Toyota, motores de quatro cilindros em linha e, a Mazda, optou pelos rotativos.

Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-6-1536x1024
(Divulgação/Toyota)

As empresas irão otimizar a integração de unidades de propulsão elétrica nos seus respectivos motores, resultando em uma nova geração de carros híbridos. A neutralidade carbônica será alcançada pelas marcas pelo abandono dos combustíveis fósseis, gerando uma solução com o e-combustível, biocombustíveis e o hidrogênio líquido, já em desenvolvimento pela Toyota.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Os novos motores a combustão são descritos pelas empresas como “altamente eficientes e potentes”, prometendo, além de bom consumo e funcionamento “limpo”, um melhor desempenho. Outro detalhe importante é seu tamanho, sendo menor e permitindo que os futuros modelos tenham capôs mais baixos, com melhor aerodinâmica e bem mais leves.

Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-8-1536x1024
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Pelas fotos oficiais divulgadas, as empresas aproveitaram para mostrar um protótipo camuflado do Crosstrek, apresentado com sistema híbrido de próxima geração da Subaru. A Toyota também mostrou a nova geração do Prius, com um motor 1.5 de quatro cilindros atualmente em desenvolvimento. Já a Mazda mostrou seu novo sistema rotativo, que pode ter um ou dois rotores que funcionam como geradores de energia.

Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-7-1536x1024
(Divulgação/Toyota)

O Presidente e CEO da Toyota, Koji Sato, afirmou que: “Para oferecer aos nossos clientes diversas opções para alcançar a neutralidade carbônica, é necessário assumir o desafio de evoluir motores que estejam em sintonia com o ambiente energético do futuro. As três empresas, que partilham as mesmas aspirações, irão aperfeiçoar as tecnologias dos motores através de uma concorrência amigável.”

A desconfiança e incerteza quanto aos motores elétricos no futuro é o que mais motivou esse novo projeto. As empresas estão se preparando para um futuro do qual os motores elétricos não sejam a única solução.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.