Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Toyota, Subaru e Mazda se unem para manter motores a combustão vivos

Para não dependerem apenas de motores elétricos, as empresas se uniram para o desenvolvimento de uma "nova geração" de motores híbridos

Por Lucas Parente
30 Maio 2024, 12h00
Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-1-1536x1024
 (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

As japonesas Toyota, Subaru e Mazda se reuniram para anunciar as suas novas colaborações visando a preservação de motores a combustão, desenvolvendo uma nova geração de motores limpos e eficientes.

Em vez de partilharem o desenvolvimento de apenas um motor, as empresas decidiram desenvolver cada uma o seu próprio projeto e compartilhar suas tecnologias ao longo do tempo.

Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-5-1536x1024

Vale lembrar que a Toyota é parcialmente proprietária das outras duas montadoras, portanto o compartilhamento de tecnologias é natural. As montadoras seguirão como concorrentes na hora das vendas dos produtos.

Continua após a publicidade

Nesse contexto, com o desenvolvimento único de cada montadora, os projetos são diferentes mas buscam o mesmo objetivo: a descarbonização. A Subaru desenvolverá um motor Boxer, a Toyota, motores de quatro cilindros em linha e, a Mazda, optou pelos rotativos.

Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-6-1536x1024
(Divulgação/Toyota)

As empresas irão otimizar a integração de unidades de propulsão elétrica nos seus respectivos motores, resultando em uma nova geração de carros híbridos. A neutralidade carbônica será alcançada pelas marcas pelo abandono dos combustíveis fósseis, gerando uma solução com o e-combustível, biocombustíveis e o hidrogênio líquido, já em desenvolvimento pela Toyota.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Os novos motores a combustão são descritos pelas empresas como “altamente eficientes e potentes”, prometendo, além de bom consumo e funcionamento “limpo”, um melhor desempenho. Outro detalhe importante é seu tamanho, sendo menor e permitindo que os futuros modelos tenham capôs mais baixos, com melhor aerodinâmica e bem mais leves.

Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-8-1536x1024
(Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Pelas fotos oficiais divulgadas, as empresas aproveitaram para mostrar um protótipo camuflado do Crosstrek, apresentado com sistema híbrido de próxima geração da Subaru. A Toyota também mostrou a nova geração do Prius, com um motor 1.5 de quatro cilindros atualmente em desenvolvimento. Já a Mazda mostrou seu novo sistema rotativo, que pode ter um ou dois rotores que funcionam como geradores de energia.

Subaru-Toyota-Mazda-Collaboration-7-1536x1024
(Divulgação/Toyota)

O Presidente e CEO da Toyota, Koji Sato, afirmou que: “Para oferecer aos nossos clientes diversas opções para alcançar a neutralidade carbônica, é necessário assumir o desafio de evoluir motores que estejam em sintonia com o ambiente energético do futuro. As três empresas, que partilham as mesmas aspirações, irão aperfeiçoar as tecnologias dos motores através de uma concorrência amigável.”

A desconfiança e incerteza quanto aos motores elétricos no futuro é o que mais motivou esse novo projeto. As empresas estão se preparando para um futuro do qual os motores elétricos não sejam a única solução.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.