Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Toyota SW4 GR-S vai além das aparências, mas custa R$ 433.590

Com o mesmo motor 2.8 turbodiesel de outras versões, o SUV traz mudanças significativas no conjunto de suspensão, recalibrado sob especificações esportivas

Por Eduardo Passos
Atualizado em 5 jun 2022, 09h25 - Publicado em 8 dez 2021, 18h48
Novo Toyota SW4 GR-S
Novo Toyota SW4 GR-S (Divulgação/Toyota)
Continua após publicidade

A Toyota parece obstinada a se tornar uma marca feita para fanáticos por velocidade com a divisão Gazoo Racing, mesmo que isso inclua modelos sem nenhum apelo esportivo, como o SW4. O SUV, que agora é oferecido apenas com motor a diesel, ganhou nesta quarta-feira (8) a inédita versão esportiva GR-S, que vai além da estética e custa R$ 433.590 – contra os R$ 424.290 do SW4 Diamond.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

O motor continua sendo o mesmo 2.8 turbodiesel, com 204 cv e 50,9 kgfm, acompanhado do câmbio automático de seis marchas e da tração 4×4, com opção de reduzida. Porém, o SW4 GR-S garante que não é feito apenas de emblemas, para-choques e rodas exclusivos. Segundo a Toyota, houve alterações na suspensão que tornarão a direção mais estável e confortável.

SW4-GR-S–3-
Novo Toyota SW4 GR-S chega às lojas por R$ 433.590 (Divulgação/Toyota)

Para, a rigor, não ser um “esportivado”, o SW4 traz mudanças significativas no conjunto de suspensão, que foi recalibrado sob especificações esportivas. A principal mudança acontece graças aos amortecedores monotubo que equipam o sete-lugares.

Sem mistura de óleo e gás na câmara, esse tipo de amortecimento “concede mais firmeza ao veículo, com baixo grau de rolagem e solidez, aumentando a precisão da direção para uma resposta mais linear e progressiva em relação ao giro do volante”, disse a Toyota.

Continua após a publicidade
SW4-GR-S–6-
Mais esportivo que o Corolla, SW4 GR-S antecederá modelos mais esportivos da Toyota no Brasil (Divulgação/Toyota)

Segundo a marca, a calibração esportiva também será útil para manobras rápidas e estradas irregulares, uma vez que a resposta a altas frequências foi aprimorada. As características de direção também podem mudar de acordo com os modos de condução, que são três: Normal, Eco e Esportivo.

Para enfatizar seu apelo esportivo, o SW4 ganhou novos difusores, rodas de 18’’ com desenho exclusivo, aerofólio, detalhes pintados em preto brilhante e apliques nos para-choques. Também há opção de pintura bicolor, com teto preto e carroceria branca. Os faróis full-LED são os mesmos da nova versão Diamond.

Continua após a publicidade
SW4-GR-S–1-
Para-choques e entradas de ar têm design inédito (Divulgação/Toyota)

O interior não faz por menos e é todo composto por revestimentos pretos por todos os lados, incluindo colunas e teto. Costuras vermelhas nos bancos (de “Ultrasuede”), no painel, nas portas e no volante garantem o contraste. No painel também há uma plaqueta com a numeração da unidade, já que o SW4 é um modelo numerado – mas não limitado.

Não há qualquer alteração na central multimídia ou no quadro de instrumentos — que segue analógico e completado por uma tela de 4,2’’ para o computador de bordo. As animações das telas, entretanto, agora enfatizam a Gazoo Racing.

Painel do novo Toyota SW4 GR-S
Painel do novo Toyota SW4 GR-S com pedais de alumínio no detalhe (Divulgação/Toyota)
Continua após a publicidade

Entre os itens de série, o SW4 GR-S oferece central multimídia com 8 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sistema de áudio JBL com 10 alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer, câmera de 360º, alerta de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, controle de oscilação de trailer e carregador de smartphone por indução.

Na segurança, além dos triviais controles de estabilidade e tração, e dos sete airbags, o modelo incorpora o pacote Toyota Safety Sense. O kit inclui detecção de pedestres e ciclistas, frenagem automática, alerta de saída de faixa e piloto automático adaptativo.

SW4-GR-S-Interior–6-
Bancos são de “Ultrasuede” (Divulgação/Toyota)

A divisão esportiva da Toyota promete que se fará mais presente no Brasil. Desse modo, a marca pretende promover seu time de corrida através de eventos em circuitos brasileiros, voltados para clientes e entusiastas.

Continua após a publicidade

Também haverá implantação de “garagens” em concessionárias; espécie de boutiques nas quais será possível adquirir peças voltadas à performance. Tudo isso servirá para que a Toyota avalie a receptividade do mercado brasileiro a fim de calcular lançamentos como o bem esportivo GR Yaris — praticamente um carro de rali de série.

Preços do Toyota SW4 2022:

  • Toyota SW4 SRX 5 lugares – R$ 384.190
  • Toyota SW4 SRX 7 lugares- R$ 390.790
  • Toyota SW4 Diamond – R$ 424.290
  • Toyota SW4 GR Sport – R$ 433.590
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.