Toyota Tacoma ganha nova geração e antecipa a nova Hilux híbrida
Com nova plataforma, Toyota Tundra é prima norte-americana da Hilux que aposta em mecânica híbrida e ampla gama de versões para diferentes propósitos
![Nova Toyota Tacoma TRD Pro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_018-scaled-1-e1684522517845.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Enquanto temos a Hilux, os Estados Unidos contam com sua própria picape média da Toyota, a Tacoma. É um sucesso significativo, afinal de contas lá o segmento de caminhonetes é dominado por marcas locais e as picapes médias sequer têm grande popularidade. Mesmo assim, a Tacoma foi o quarto veículo com caçamba mais vendido dos EUA, ficando atrás da tríade de picapes grandes Ford F-150, Chevrolet Silverado/GMC Sierra e Ram 1500.
Como já ocorre com a Toyota Hilux, porém, as marcas do tempo começaram a ficar evidentes. Para resolver isso, a Toyota Tacoma tem agora uma nova geração, com mudanças profundas. As principais delas incluem o uso da nova plataforma TNGA-F (que deve ser aproveitada na Hilux) e a estreia de mecânica híbrida.
![2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_021-scaled Capacidade de carga é de 775 kg; de reboque chega a 3 toneladas, aproximadamente](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_021-scaled-1-e1684522644360.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As versões básicas da nova Tacoma têm motor 2.4 turbo a gasolina mais manso, que rende 231 cv e 33,6 kgfm. A eletrificação se faz presente nas versões topo de linha, que unem o motor 2.4 turbo ao motor elétrico e totalizam 330 cv e 64,3 kgfm, com tração integral e câmbio automático de oito marchas. É quase o dobro de torque em relação ao antigo V6 a gasolina, que sai de linha.
![2024_Toyota_Tacoma_TRD_Sport_003-scaled Toyota Tacoma TRD Sport, com visual menos esportivo](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_TRD_Sport_003-scaled-1-e1684522753986.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Esse mesmo motor 2.4 mais potente é oferecido solo, com 282 cv e 43,8 kgfm e a mesma transmissão automática; caso o cliente opte pelo câmbio manual de seis marchas, números caem para 274 cv e 42,9 kgfm.
![2024_Toyota_Tacoma_TRD_Sport_Studio_009-scaled Câmbio manual é diferencial da Tacoma no mercado dos EUA](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_TRD_Sport_Studio_009-scaled-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
![2024_Toyota_Tacoma_Trailhunter_HurrahPass_001-scaled Tacoma Trailhunter aposta em visual com tons de bronze e proteção reforçada contra pedras no underbody](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_Trailhunter_HurrahPass_001-scaled-1-e1684522886639.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mudanças profundas
Comparada com a geração anterior (foto abaixo), a nova Tacoma tem mudanças significativas, que ficam claras na assinatura dos faróis em leds, por exemplo, e nos para-choques mais musculosos e angulados. De acordo com a Toyota, a inspiração veio de gerações anteriores da Hilux, que em breve deve se aproximar bastante da irmã norte-americana.
![toyota_tacoma_trail_edition_4_4_28_07610507117b0bba Tacoma](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/06/toyota_tacoma_trail_edition_4_4_28_07610507117b0bba-1-e1654542438942.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As atualizações mais importantes, porém, vieram junto da plataforma TNGA-F, que já é usada na picape grande Tundra e no Sequoia, SUV de tamanho equivalente. Entre essas novidades, há uso amplo de aço de alta resistência e soldas a laser, além de reforço estrutural no chassi e uso de alumínio em partes não-estruturais, economizando peso.
![2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_054-scaled Motor 2.4 turbo tem dois níveis de performance, que melhora ainda se aliado ao motor elétrico](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_054-scaled-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Também há uma nova suspensão multilink, que aparece em algumas das oito versões da Tacoma (as outras mantêm eixo rígido e feixes de molas). Além de particularidades mecânicas, tais versões mudam significativamente em termos estéticos e até de carrocerias: há cabine dupla ou estendida, com caçambas de 1,82 m ou 2,43 m, aproximadamente.
![2024_Toyota_Tacoma_Trailhunter_Studio_019-scaled Cada versão tem geometria de suspensão própria, com aquelas voltadas ao off-road trazendo diferentes tipos de amortecedores especiais](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_Trailhunter_Studio_019-scaled-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As variantes TRD Pro e TRD Off-Road, por exemplo, trazem recursos avançados para trilheiros, como 4×4 com reduzida, bloqueio de diferencial traseiro e até o desacoplamento da barra estabilizadora desse cheio, ampliando significativamente o curso das rodas. Também há controle de cruzeiro para baixas velocidades e até um sistema que permite à picape com tração manual de dar a partida com a marcha engatada, sem que o motorista perca tempo pisando na embreagem.
![2024_Toyota_Tacoma_Trailhunter_018-scaled Desconexão da barra estabilizadora é recurso para trilheiros experientes](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_Trailhunter_018-scaled-1-e1684523269967.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A versão Trailhunter, por sua vez, conta com amortecedor monotubo semelhante ao da nova Hilux GR-S, com pneus Goodyear Territory e escape redesenhado que elevam o seu vão livre em cerca de 5 cm.
![2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_IsoDynamic_Performance_Seat_001-scaled Bancos especiais da versão TRD Pro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_IsoDynamic_Performance_Seat_001-scaled-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Já a Tacoma TRD Pro ostenta braços de alumínio exclusivos, com nova geometria de suspensão que foi pensada para pistas off-road de alta velocidade. Completando o conjunto, há amortecedores Fox que podem ser ajustados manualmente, faróis de milha próprios e bancos que reduzem o sacolejo dos ocupantes.
![2024_Toyota_Tacoma_Trailhunter_HurrahPass_006-scaled Painel da Toyota Tacoma](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_Trailhunter_HurrahPass_006-scaled-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Internamente, a Tacoma revela quadro de instrumentos analógico com tela auxiliar de 7’’ nas versões mais baratas. As mais caras trazem apenas uma tela de 12,3’’, com design que muda conforme o estilo da variante. Também há central multimídia de 8’’ ou 12,3’’, com Android Auto e Apple Carplay sem fio.
![2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_SAC_004-scaled Mesmo a decoração interna muda radicalmente de acordo com a versão da Tacoma](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_TRD_Pro_SAC_004-scaled-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Recursos de automação veicular incluem controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência, sistema que evita (ou mitiga, quando inevitável) colisões e até mecanismo que para a caminhonete automaticamente em caso do condutor ficar incapacitado.
Mais informações serão divulgadas perto do início das vendas, ainda neste ano.
![2024_Toyota_Tacoma_002-1-scaled Não se assuste caso a Hilux fique parecida com isso em breve](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/2024_Toyota_Tacoma_002-1-scaled-1-e1684523591600.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)