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Toyota veta Daihatsu e voltará a desenvolver carros para países emergentes

Toyota passará a liderar todos os projetos de carros compactos para mercados emergentes, como o Brasil, que eram responsabilidade da Daihatsu

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 17 abr 2024, 09h53 - Publicado em 8 abr 2024, 12h00
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  • Após o escândalo de fraudes em testes de segurança da Daihatsu, houve paralisação da produção de carros da própria Daihatsu e da Toyota, mudanças na presidência da Toyota na América Latina e no Brasil e agora, mudanças também na responsabilidade de novos projetos. Novos carros compactos voltados para mercados emergentes, como o Brasil, voltarão a ser responsabilidade da Toyota.

    Isso porque os novos compactos emergentes da Toyota são projetos da Daihatsu. Isso vale para a nova geração do Yaris e também para o Toyota Yaris Cross que será lançado no Brasil no começo de 2025. Este carro é chamado AC200, diferente do vendido fora do Japão e da Europa. É maior e baseado na plataforma DNGA, concebida originalmente pela Daihatsu.

    A plataforma DNGA é menor, mais simples e barata que a conhecida plataforma TNGA, que é usada nos Toyota Corolla e Corolla Cross brasileiros. Ela surgiu primeiro no Daihatsu Rocky, um SUV compacto mais simplório que o Yaris Cross.

    A mudança na estrutura de negócios para o mercado externo por parte da Toyota se deu para “prevenir completamente a recorrência de irregularidades processuais na Daihatsu”. A mudança na responsabilidade do desenvolvimento de carros compactos para os mercados emergentes tem efeito imediato.

    Nova geração do Toyota Yaris já existe na Ásia
    Nova geração do Toyota Yaris já existe na Ásia (Divulgação/Toyota)
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    A empresa Emerging-market Compact Car (EMCC), que desenvolvia compactos para Toyota e Daihatsu, foi dissolvida após o escândalo. A nova empresa será conhecida como Toyota Compact Car Company e assumirá a responsabilidade pelos negócios no exterior, desde o desenvolvimento até a certificação dos carros. Isso, provavelmente, acontecerá com o Yaris Cross nacional.

    A Daihatsu vai continuar ajudando em algumas partes do desenvolvimento, mas não será líder dos projetos. E todos os carros ainda em desenvolvimento pela Daihatsu serão verificados e certificados pela Toyota. Este caso mais específico pode se aplicar à próxima geração do Toyota Yaris hatch. 

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    Essa mudança é uma resposta ao abalo na reputação da Toyota pelas fraudes nos testes de segurança, que aconteceram ao longo de décadas. Inclusive, o governo japonês se envolveu nas investigações.

    A presidência da Toyota do Brasil mudou por causa do ocorrido. Masahiro Inoue, antigo CEO da Toyota América Latina e Caribe (TLAC), foi nomeado presidente da Daihatsu em 1º de março, substituindo Soichiro Okudaira. Rafael Chang, passou de presidente da Toyota do Brasil para CEO TLAC e Evandro Maggio assumiu como o primeiro brasileiro presidente da Toyota do Brasil. 

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