Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Toyota Yaris Cross tira nota máxima em teste de segurança

O ASEAN NCAP deu cinco estrelas para o SUV compacto da Toyota, que estreará no Brasil em outubro deste ano

Por João Vitor Ferreira
2 ago 2025, 15h58
Yaris Cross crash test
 (ASEAN NCAP/Reprodução)
Continua após publicidade

Já dá pra começar a contagem regressiva para o lançamento do Toyota Yaris Cross. O SUV compacto chegará em outubro e quer se tornar o híbrido mais barato do Brasil, mas também estará disponível apenas com um motor 1.5 aspirado.

Mas se por aqui estamos aguardando até a sua estreia, lá do outro lado do mundo, na Ásia, ele não só já foi lançado, como acaba de passar pelo crash test do ASEAN NCAP, o equivalente deles para o nosso Latin NCAP.

E o resultado foi muito bom. O Yaris Cross gabaritou no teste, recebendo a nota máxima de cinco estrelas. “O Toyota Yaris Cross teve um bom desempenho em todas as categorias de avaliação e alcançou uma pontuação total de 83,02 pontos. Com base nessa pontuação excepcional, o novo Yaris Cross recebeu a classificação 5 estrelas do ASEAN NCAP”, disse o órgão em sua avaliação.

Yaris Cross crash test
(ASEAN NCAP/Reprodução)

No quesito proteção para adultos, o SUV teve boa proteção para todas as partes do corpo no teste de colisão lateral. O resultado foi quase o mesmo na prova de colisão frontal, se não fosse pela proteção adequada para o tronco de ambos os passageiros e marginal para a perna do motorista. Mas isso foi o suficiente para conseguir 29,8 de 32 pontos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Na proteção de crianças, o Yaris Cross conquistou 44,17 pontos dos 51 possíveis. Mas a nota poderia ter sido ainda maior, se o SUV tivesse o sistema de detecção de crianças, que evita o esquecimento dos pequenos no banco traseiro.

A falta deste mesmo item também prejudicou um pouco a nota do SUV no quesito de assistentes de segurança, assim como a falta de uma detecção de pedestres para a frenagem autônoma de emergência.

Yaris Cross crash test
(ASEAN NCAP/Reprodução)

Dos 21 pontos totais, o Yaris Cross conquistou 17,74, destacando-se por trazer de fábrica — ou disponibilizar como opcional — seis airbags, freios ABS, controle eletrônico de tração e estabilidade, lembrete de esquecimento do cinto de segurança, além de sistemas ADAS como a frenagem de emergência (para cidade e estrada), alerta de colisão dianteira, alerta de saída de faixa, assistente de permanência em faixa, sensor de ponto cego e farol alto automático.

Continua após a publicidade

Diferente do Latin NCAP que avalia a proteção para pedestres, no sudeste asiático o órgão tem como último quesito a proteção de motociclistas, onde se avalia, entre outros aspectos, a funcionalidade do sensor de ponto cego. Nesse pilar, o Yaris Cross teve, 9,76 de 16 pontos.

Como é o Yaris Cross?

Com estreia marcada para outubro, o Yaris Cross chega para ser o carro mais barato da Toyota e, quem sabe, o híbrido mais barato do Brasil. Já está confirmado que ele estreará com a mecânica híbrida plena, que pode ser semelhante ao produzido na Tailândia.

Toyota Yaris Cross 2026
(Divulgação/Toyota)

Por lá, ele tem motor 1.5 16V de ciclo Atkinson de 92 cv e 12,3 kgfm, que trabalha junto com um motor elétrico de 85 cv integrado ao câmbio CVT. A potência total do modelo tailandês é de 113 cv, mas o nacional pode superar isso, já que será convertido em flex.

Continua após a publicidade
Toyota Yaris Cross 2026
(Divulgação/Toyota)

Além disso, o motor 1.5 16V flex do Yaris atual será mantido. Mas acredita-se que ele pode ter um incremento, superando os 105 cv e 14,3 kgfm, ou 110 cv e 14,9 kgfm quando com álcool atuais.

Toyota Yaris Cross 2026
(Divulgação/Toyota)

Compacto, o Yaris Cross terá 4,31 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,61 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Medidas não muito diferentes do Nissan Kicks Play. 

Continua após a publicidade

Em relação aos equipamentos, na Tailândia ele tem de série 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com auto-hold, ADAS com sistema pré-colisão, assistente de faixa, piloto automático adaptativo e faróis Full LED automáticos. Entre os itens de conforto, central multimídia com tela de 10,1″ com Android Auto/Apple CarPlay sem fio, instrumentação digital e chave presencial, saída de ar-condicionado traseira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.