Toyota Yaris esgota no Brasil antes da chegada do Yaris Cross
Hatch e sedã já não constam mais na tabela oficial de preços e serão substituídos pelo SUV compacto inédito
Por Nicolas Tavares
19 ago 2025, 10h57 • Atualizado em 19 ago 2025, 11h14
Toyota Yaris hatch (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
Levou mais tempo do que o esperado, mas os ToyotaYaris e Yaris Sedan enfim encerraram suas carreiras no Brasil. A dupla não aparece na tabela de preços válida para agosto e a fabricante confirmou à QUATRO RODAS o fim das vendas do hatchback e do sedã.
Os dois saem de linha sem substitutos diretos, com as mesmas carrocerias. Caberá ao Yaris Cross ocupar a lacuna deixada.
O fim do Yaris no Brasil não é uma surpresa. A produção em Sorocaba (SP) para abastecer o mercado nacional foi encerrada em 31 de dezembro de 2024. O hatch ainda é feito no interior paulista, porém somente para exportação, algo justificado pelo sucesso em alguns mercados, como a Argentina.
Pós-venda e oferta de peças são pontos favoráveis (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Desde então, a Toyota vinha vendendo o estoque remanescente tanto na fábrica quanto nas concessionárias. O modelo começou a dar sinais de que seu fim estava próximo em maio, quando os emplacamentos entraram em uma queda vertiginosa mês a mês. O Yaris Sedan foi de 599 unidades vendidas em abril para 266 veículos no mês seguinte, enquanto o hatch caiu de 827 unidades para 530.
A situação se agravou em junho, com ambos emplacando menos de 200 unidades. Em julho, o Yaris hatch teve somente 16 unidades emplacadas e o sedã contabilizou 31 unidades. Agora em agosto, os números parciais da Fenabrave indicam que o Yaris Sedan emplacou 4 unidades e o hatch apenas 3 veículos.
Continua após a publicidade
Procurada por QUATRO RODAS, a Toyota repetiu o posicionamento anterior sobre o fim da produção para o mercado brasileiro e que seguirá sendo feito somente para exportação:
A Toyota do Brasil encerra a produção do Yaris hatch e sedã para comercialização no mercado brasileiro após seis anos de importante contribuição para o fortalecimento da presença da marca no País e na América Latina. Reconhecido pela qualidade, durabilidade e confiabilidade, o modelo segue em produção para atender a mercados de exportação na região, como é o caso da Argentina. O fim da comercialização não afeta os empregos da unidade, que continuará funcionando em três turnos para atender às novas demandas do mercado brasileiro e de toda a nossa região.
Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber.
Inscreva-se aquipara receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.
Continua após a publicidade
Com isso, a Toyota deixa de vender tanto um hatch quanto um sedã do segmento B e só não abandonará por completo os modelos compactos por estar prestes a lançar o Yaris Cross, um SUV para rivalizar com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e tantos outros. A estreia está prevista para outubro, com uma versão híbrida.
O Yaris chegou ao Brasil em 2018, posicionando-se como uma opção acima do Etios como um carro um pouco mais equipado e caro. Enquanto o Etios brigava com Gol e Onix Joy, o Yaris hatch mirava no Polo e a nova geração do Onix. Apesar de ter o mesmo nome, o modelo vendido no Brasil não era igual ao da Europa, e sim a versão desenvolvida para mercados emergentes na Ásia.
R$ 144.990: Honda WR-V é sucessor do Fit maior e mais barato que HR-V
O Honda WR-V 2026 é a síntese daquilo que se esperaria de um sucessor para o Honda Fit, fora de linha no Brasil desde 2021. Tem muito espaço interno, um bom porta-malas e motor conhecido, mas na forma de um SUV maior e mais barato que o Honda HR-V: há apenas duas versões e o preço começa em R$ 144.990.
Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login
SUPER BLACK FRIDAY
Digital Completo
Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mêsApenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY
Revista em Casa + Digital Completo
Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.