Toyota Yaris ganha versão híbrida que promete consumo de 29,4 km/l
O Yaris Ativ tailandês está uma geração à frente do modelo que acaba de ser descontinuado no Brasil; versão GR-Sport também é novidade

De uma só vez, o Toyota Yaris ganhou uma nova configuração híbrida, que promete esbarrar nos 30 km/l, além de uma inédita versão GR-Sport, com direito a modificações mecânicas. As novidades, porém, foram apresentadas na Tailândia, onde ele é chamado de Yaris Ativ. No Brasil, o Yaris sedã acaba de ter o seu fim decretado para dar lugar ao Yaris Cross.
O conjunto híbrido do Yaris combina dois motores, ambos posicionados na dianteira: um 1.5 a gasolina e aspirado de 91 cv de potência e 12,3 kgfm, e outro elétrico, com 80 cv e 14,4 kgfm – este alimentado por uma pequena bateria de 0,7 kWh. O funcionamento dos motores é gerenciado por um câmbio automático do tipo e-CVT.

A potência combinada chega aos 111 cv, mas o torque não foi divulgado, bem como dados de desempenho. Por outro lado, a Toyota diz que o Yaris (ou Yaris Ativ) é capaz de alcançar médias de consumo de até 29,4 km/l. O tanque de combustível da configuração híbrida tem 36 litros de capacidade, contra os 40 litros da variante convencional, com motor 1.2 aspirado de 94 cv.

São duas versões disponíveis com a configuração, Premium (que sai por 719.000 bahts tailandeses, equivalentes a R$ 120.570, em conversão direta) e GR-Sport (769.000 bahts, ou R$ 128.950, em conversão direta). A primeira adota uma aparência mais convencional e de apelo refinado, com aletas horizontais na grade, rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado e interior com detalhes em cinza.
A segunda, de vocação esportiva, tem para-choques exclusivos, rodas de 17 polegadas, saias laterais e interior em preto com detalhes em vermelho. Porém, como todo modelo com a chancela GR-Sport, ele recebe ajustes na suspensão (que fica mais rígida) com barra estabilizadora dianteira e na direção, que promete ficar mais direta.

Não há diferenças entre as listas de equipamentos das configurações, que têm sempre central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay (este sem fio), seis alto-falantes, freio de estacionamento eletrônico, carregador de celulares por indução, ar-condicionado digital automático (com direito a saídas para o banco traseiro), iluminação ambiente e seis airbags.

Há ainda piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa, alerta de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmera 360, dashcam e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.