Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Trajetória da equipe Fittipaldi na F1 vai virar filme

Única equipe brasileira de F-1, a Escuderia Fittipaldi ganhará em 2017 um filme que conta os bastidores da sua história no automobilismo

Por Isadora Carvalho Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 jan 2017, 16h10
Emerson e Wilsinho trabalham na fabricação do primeiro chassi em 1974
Emerson e Wilsinho trabalham na fabricação do primeiro chassi em 1974 (Cláudio Laranjeira)

A carreira de Emerson Fittipaldi foi marcada por pioneirismos. Um deles foi ser o primeiro piloto brasileiro campeão mundial de Fórmula 1. O outro, não menos importante, foi ser responsável pela criação da primeira equipe brasileira na categoria: a Escuderia Fittipaldi, também conhecida por Copersucar, nome do seu principal patrocinador.

Sua história foi cercada por muita polêmica e surpresas. E para contar com riqueza um dos capítulos mais importantes do Brasil na Fórmula 1, será lançado em 2017 o filme As Asas de Ícaro – A Verdadeira História da Equipe Fittipaldi.

Foram oito anos no grid, entre 1975 e 1982, e agora, depois de 34 anos do seu fim, todos os envolvidos ganharam a chance de contar o seu ponto de vista.

Continua após a publicidade

“O filme desmistifica histórias que mostravam a equipe como um grande fracasso e vai contar como tudo aconteceu na realidade”, diz Wilson Fittipaldi, irmão de Emerson e ex-chefe de equipe e piloto no primeiro ano. “Sofremos muita pressão por bons resultados, afinal tínhamos como piloto o Emerson, bicampeão mundial e que havia abandonado a McLaren para seguir um sonho.”

Teste do primeiro carro em Interlagos, a poucos dias da estreia, em 1975
Teste do primeiro carro em Interlagos, a poucos dias da estreia, em 1975 (Cláudio Laranjeira)

Além da explicação do seus percalços, o documentáRio também relata histórias emocionantes. A mais emblemática é a conquista do segundo lugar no GP do Brasil de 1978, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Com o Emerson ao volante, o time conquistou o quinto lugar no grid, mas no domingo, quando deram a primeira partida, descobriram um problema no motor de arranque.

Continua após a publicidade

“Seriam pelo menos 40 minutos no conserto e perderíamos a largada. Porém, tínhamos um carro reserva, que havia passado pelos mesmos ajustes do original, e decidimos arriscar”, relata Wilsinho. “Para nossa surpresa, o fórmula reserva, que nunca tinha andado, nos levou ao segundo lugar, o nosso melhor resultado da Fórmula 1.”

Emerson comemora o 2º lugar no GP do Brasil de 1978
Emerson comemora o 2º lugar no GP do Brasil de 1978 (José Pinto)

Entre os principais depoimentos estão o do engenheiro e projetista Ricardo Divila e dos pilotos Ingo Hoffmann, Alex Dias Ribeiro e Chico Serra, além dos jornalistas Lito Cavalcanti e Castilho de Andrade.

Continua após a publicidade
Ricardo Divila foi o projetista de todos os modelos da equipe Fittipaldi
Ricardo Divila foi o projetista de todos os modelos da equipe Fittipaldi (Cláudio Laranjeira/Quatro Rodas)

O longa com assinatura do diretor Fernando Dourado e da Itoby Filmes estreia no primeiro semestre de 2017, junto com um livro com imagens inéditas do fotógrafo especialista em automobilismo Claudio Larangeira.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.