Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Transformando modelos atuais em clássicos de rali

Ingleses se inspiram em ícones do rali para criar versões de carros do presente

Por Leo Nishihata
Atualizado em 9 jul 2020, 21h47 - Publicado em 13 jan 2016, 13h51
Renault Alpine
Renault Alpine Concept ()

Lembra dos caras que fizeram recriações de carros baseados em personagens de Star Wars? Eles estão de volta, dessa vez se inspirando em modelos que fizeram história em competições de rali. Fãs do lendário Grupo B e da época de ouro do rali Dakar irão adorar!

Alfa Romeo Giulia

Alfa Romeo Guilia

A Alfa Romeo não tem lá grande tradição em ralis – seu forte sempre foram as corridas de turismo e monopostos – mas o burburinho causado pelo novo sedã esportivo Giulia dá pistas de que vem mais competidor por aí. Que tal vesti-lo com o clássico esquema de cores da Martini?

Audi TT quattro

Audi TT Quattro

No início da década de 1980, o primeiro Audi quattro revolucionou as corridas de rali ao apostar na combinação entre motor turbo e tração integral, uma fórmula tão boa que se manteve atual. Hoje a marca das quatro argolas está fora da categoria. Fica a nossa sugestão: um TT inspirado no clássico “Ur-quattro”.

Continua após a publicidade

Fiat 595 Abarth

Fiat 500

A divisão de competição Abarth tem muita história para contar em ralis. O próprio Cinquecento original conseguiu vitórias contra rivais bem maiores, emulando o sucesso do Mini Cooper com tempero mais italiano. Nada mais lógico, portanto, que preparar o 595 Abarth atual com enormes caixas de roda e aerofólio.

Ford Mustang RS200

Ford Mustang

O RS200 original é um dos mais famosos carros criados especialmente para ralis, na época do Grupo B. A Ford hoje em dia não possui nada comparável em seu catálogo. Solução? Adaptar um Mustang para a tarefa – ainda mais agora que ele definitivamente abandonou o obsoleto eixo de torção na suspensão traseira.

Continua após a publicidade

Lancia Delta Integrale

Lancia-Delta

Ok, nós sabemos: o Delta atual (e a própria Lancia) não chega perto do pocket rocket que fez a alegria dos entusiastas no passado. Junto com outros clássicos como Stratos e 037, a Lancia conquistou nada menos que 11 títulos mundiais de rali. Com a pintura nas cores da Aeritalia, até mesmo o insosso Delta ficou legal.

Mercedes-Benz Classe S “Red Pig”

Mercedes S Class Saloon

Em 1971, um sedã 300SEL apelidado de Red Pig (porco vermelho) fez história ao conquistar o segundo lugar nas 24h de Spa-Francorchamps. Não falta potência ao atual Classe S em sua versão S 65 para fazer bonito nas pistas – mas claro que um belo regime tirando todos os supérfulos de conforto e infotainment seria altamente benéfico para ele.

Continua após a publicidade

Porsche 911

Porsche 911

Com tração integral e desempenho de supercarro, o Porsche 959 chegou a vencer a edição 1986 do rali Paris-Dakar. A recriação, utilizando como base o 911 atual, veste as cores dos cigarros Rothmans, que também ficaria na memória ao patrocinar a Williams na Fórmula 1.

Renault Alpine

Renault Alpine

Os Alpine foram bastante vitoriosos nas décadas de 1950 e 1960 – inclusive no Brasil, onde o carro foi fabricado pela Willys com o nome Interlagos. A Renault deve voltar a produzir o esportivo em 2016, e não é difícil imaginá-lo voltando às competições, vestindo azul, como manda a tradição dos bólidos franceses.

Continua após a publicidade

Rolls-Royce Wraith “Jules”

Rolls Royce Wraith

Os participantes do rali Paris Dakar de 1981 devem ter achado bem surreal dar de cara com um Rolls-Royce Corniche arrepiando no deserto. Apelidado de “Jules”, ele nem estava inscrito oficialmente na corrida, mas conseguiu ser um dos 40 – entre 170 – veículos a completarem o trajeto.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.