Um dos grandes desafios da F1 está na logística, afinal são cerca de 1.400 toneladas de carga sendo transportadas entre as etapas em tempo recorde. O intervalo entre uma corrida e outra chega a ser de apenas uma semana, o que faz com que o transporte tenha que ser realizado em apenas alguns dias.
O GP de São Paulo 2022 acontece neste fim de semana (de 11/11 a 13/11) em Interlagos e já na próxima sexta (18) os treinos começam em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que fica a mais de 12.000 km de distância.
Como se não bastasse o desafio de transportar essa carga valiosa em tão pouco tempo, a DHL, transportadora oficial da F1 há 18 anos, tem como missão reduzir o impacto ambiental de todo o processo logístico.
Foco em zerar emissões
A empresa equipou toda a sua frota de caminhões dedicados à F1 com GPS para monitorar o consumo de combustível e selecionar as rotas mais eficientes, entre outras soluções, para reduzir as emissões de CO2. Outras medidas incluem o uso de aeronaves Boeing 777 de baixo consumo de combustível da DHL, que reduzem as emissões de carbono em 18% em comparação com as aeronaves de carga tradicionais.
“Nós gerenciamos a logística da Fórmula 1 há quase 40 anos e com o crescimento contínuo da popularidade do esporte – com mais datas de corrida e locais sendo adicionados ao calendário da temporada – a logística continua sendo uma grande parte do que torna a experiência na F1 possível”, disse John Williams, chefe da DHL UK Motorsports.
“Estamos entusiasmados por poder trazer os equipamentos e carros para a corrida em São Paulo. Não estamos apenas focados em entregar a corrida ao redor do mundo, mas também em fazê-la da forma mais sustentável possível”, concluiu Williams.
Com o objetivo de reduzir as emissões de 39 milhões de toneladas em 2021 para menos de 29 milhões de toneladas até 2030, a DHL investirá 7 bilhões de euros até 2030 em operações de logística limpa.
Ela aumentará a participação de combustíveis sustentáveis em linha para mais de 30% e também vai elevar em 30% a mistura de combustível de aviação sustentável.
Em 2022 a transportadora já comprou mais de 830 milhões de litros de combustível de aviação sustentável e mais de 60 milhões de litros de combustíveis marítimos sustentáveis.
A DHL aposta ainda em veículos movidos a eletricidade para reduzir a emissão de CO2. No Brasil a empresa já tem 70 caminhões elétricos e a meta é chegar a 120 no ano que vem. E a promessa é que em 2025,40% da frota dedicada ao Brasil será completamente elétrica.
Parceira oficial da F1
A empresa é a parceira oficial de logística da Fórmula 1 desde 2004, e patrocinadora global mais antiga do evento. A equipe conta com mais de 50 profissionais especializados em automobilismo, sendo 35 deles exclusivamente dedicados ao deslocamento logístico da competição pelo mundo, trabalhando de perto com a organização da Fórmula 1 e com as equipes.
Esta equipe gerencia o deslocamento dos carros, motores, pneus, peças de reposição, combustível e outros equipamentos em geral, além de centenas de toneladas de equipamentos relacionados ao marketing, alojamento e produção de TVs.