Desfaça seus preconceitos: a nova geração do Porsche Panamera Turbo S é híbrida. Mais surpreendente que isso, também é a versão mais potente do sedã, com 680 cv. Essa é a potência combinada do motor V8 4.0 biturbo com o propulsor elétrico.
Sendo mais específico, o motor a gasolina é responsável por 550 cv e 77,8 mkgf, enquanto o elétrico gera até 136 cv. Trabalhando em conjunto, desenvolvem 680 cv e 86,6 mkgf (disponíveis desde 1.400 rpm).
A bateria de 14,1 kWh garante autonomia 100% elétrica por até 50 km e pode ser recarregada tanto pela frenagem como por uma tomada: a carga completa leva 6 horas com o carregador vendido junto com o carro, ou 2h24 com o carregador rápido opcional. O carregamento pode ser controlado remotamente, via aplicativo para smartphone ou Apple Watch.
O consumo médio divulgado pela Porsche é de 34 km/l – nada mal. Mas este é um Panamera Turbo S. Logo, o que realmente importa é o tempo de 0 a 100 km/h: 3,4 segundos, de acordo com a fabricante. Para efeito de comparação, o Panamera Turbo (só com o motor V8) faz o mesmo em 3,8 s.
Como a esportividade não fica de lado, há freios otimizados com discos de cerâmica, controle dinâmico de chassi, sistema de vetorização de torque, pacote Sport Chrono (que inclui elementos que melhoram a aceleração, opcional para outras versões) e rodas de 21 polegadas.
Chineses milionários já podem comemorar: a carroceria com entreeixos alongado em 15 cm estará disponível no país. A configuração chama-se Executive e oferece mais espaço para os ocupantes dos bancos traseiros, mas seu desempenho é sensivelmente reduzido. Também conta com bancos traseiros com oito motores para ajustes elétricos e climatizador de quatro zonas.