Uber anuncia carros banidos das categorias Comfort e Black; veja lista
Aplicativo não aceitará mais o Renault Logan na categoria Comfort; Renault Kardian e Citroën Basalt são excluídos do Uber Black
A Uber anunciou uma importante atualização em sua categoria mais sofisticada, a Black, com novas regras que entrarão em vigor a partir de 5 de janeiro de 2026. A mudança mais impactante é a exclusão de oito modelos de veículos, independentemente do ano de fabricação, o que surpreendeu muitos motoristas parceiros.
A nova lista de veículos da Uber Black foi definida com base em pesquisas com os usuários, que apontaram aspectos como conforto, acabamento e percepção de qualidade como decisivos na hora de solicitar uma viagem. O objetivo, segundo a empresa, é aprimorar a experiência dos passageiros e aumentar a atratividade dos serviços premium.
Entre os modelos que deixarão a categoria estão lançamentos recentes como o Renault Kardian e o Citroën Basalt, o que gerou polêmica nas redes sociais, ainda mais por terem sido excluídos no mesmo momento em que alguns carros mais antigos como JAC J3 Turin e Caoa Chery Tiggo 3X. A lista de exclusão também inclui modelos eletrificados, como o Peugeot e-2008 e o Hyundai Kona Hybrid.
Confira a lista completa de carros que não serão mais aceitos no Uber Black a partir de 2026:
- Renault Kardian
- Citroën Basalt
- Chery Tiggo 3X
- Peugeot E-2008
- Chery Tiggo 3
- Hyundai Kona Hybrid
- JAC J3 Turin
- JAC iEV 40
Além da exclusão de modelos, a Uber também atualizou o ano mínimo de fabricação para alguns veículos. O Volkswagen Virtus, por exemplo, precisará ser no mínimo modelo 2026 para ser aceito na categoria. Já para Renault Duster, Volkswagen Nivus e Honda City, o ano mínimo passa a ser 2023.
Para os motoristas parceiros, os pré-requisitos para dirigir na categoria Uber Black continuam os mesmos: ter realizado mais de 100 viagens em outras categorias (com exceção de Uber Moto, Envios Moto e Uber Táxi) e manter uma avaliação mínima de 4,85. Os veículos devem ter ar-condicionado, quatro portas e cores específicas, como preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco.
Na categoria Comfort, também haverá mudanças no ano mínimo de fabricação para alguns modelos. Carros como Chevrolet Cobalt, Chevrolet Prisma, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage precisarão ser, no mínimo, de 2018, enquanto Argo e Polo deverão ser a partir de 2023. Já o Renault Logan não será mais aceito na categoria a partir de 6 de julho de 2026, independente do ano de fabricação – o sedã saiu de linha no Brasil em outubro de 2024.
Apesar da existência de um ano específico para alguns modelos, a regra varia de acordo com a cidade para a maioria dos carros. Por exemplo, o Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm 2016 como o ano mínimo para a categoria Comfort, enquanto São Paulo e Fortaleza exigem que o automóvel tenha sido produzido a partir de 2018. A lista completa pode ser conferida no site do Uber.


BYD King e Song Pro ficam até R$ 57.000 mais baratos para taxistas e PCD







