Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Um dos Volkswagen Gol mais caros da história é NFT de R$ 154.000

Remetendo à idade do Volkswagen Gol e homenageando seu pioneirismo, exemplar 42 da série Last Edition virou NFT leiloado online

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 14h52 - Publicado em 8 dez 2022, 22h01
Exemplar do Gol Last Edition foi vendido junto a NFT para celebrar pioneirismo técnico do modelo ao longo dos anos
Exemplar do Gol Last Edition foi vendido junto a NFT para celebrar pioneirismo técnico do modelo ao longo dos anos (Divulgação/Volkswagen)
Continua após publicidade

Além de homenagear o passado, o Volkswagen Gol Last Edition, versão de despedida do icônico modelo, olha para o futuro. Uma das 650 unidades à venda no Brasil acaba de ser o primeiro carro nacional vendido através de um NFT, por surreais R$ 154.000.

Esse preço foi atingido após um leilão on-line, que durou oito dias e teve 36 lances. O último, foi feito há dois dias – não houve disputa de lances até o último momento.

O NFT (sigla para “token não-fungível”) é, em linhas gerais, um método de gerar certificados de autenticidade e propriedade para itens digitais — entre eles, uma ilustração digital do Gol Last Edition, feita por José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para a América Latina e responsável pelo projeto do Nivus.

A diferença é que o vencedor do leilão, além de arrematar a versão digital da ilustração que vai na capa do manual do último Gol, também levará o carro de verdade no pacote. Mais especificamente a unidade nº 42 de 650, remetendo aos 42 anos de história do automóvel mais vendido do país. Ou seja, a unidade com número de série 420042.

Volkswagen Gol Last Edition 2022
Gol Last Edition de verdade está incluído no valor do NFT (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

A Volkswagen já vem negociando NFTs em sua plataforma Digital Garage há alguns meses. A marca justificou a venda do Gol LE 42 dessa forma como uma “última inovação”, após ter sido o primeiro modelo nacional com injeção eletrônica e, posteriormente, com motor flex.

Volkswagen Gol Last Edition 2022
Plaqueta constatará que a unidade entregue é a de número 42, remetendo ao tempo do Gol à venda (Divulgação/Volkswagen)

Na prática, a tecnologia blockchain será aplicada apenas à imagem digital, uma vez que o automóvel será faturado de maneira convencional e pelo preço de R$ 90.990. O sinal de R$ 5.000 e o excedente do lance, de R$ 154.000, entretanto, são obrigatórios para o direito de compra do carro.

Dado isso, é possível dizer que a Volkswagen vendeu essa unidade do Gol pelo equivalente a quase dois Gol 1.0 básicos, que custa R$ 78.000, cada. A Volkswagen não anunciou uma destinação especial para o dinheiro arrecadado.

Continua após a publicidade
Sketch Gol-1
Contrato inteligente do NFT garantirá ao comprador a propriedade dessa imagem. O rascunho, feito por José Carlos Pavone, também virará um cartaz autografado (José Carlos Pavone/Reprodução)

Preço dos VW Gol mais caros da história

Um valor tão alto por aquele que ainda é o Volkswagen mais barato do Brasil (em sua versão de entrada) não é exclusividade do Last Edition. Ao longo da história, as versões esportivas do Gol se destacaram, entre outros aspectos, pelo preço elevado.

Em fevereiro de 1989, realizamos o icônico comparativo de dois modelos “voadores”, os Gol GTS e GTi. Com motor AP 1800 de 106 cv (99 cv, oficialmente) e 14,9 kgfm, o Gol GTS, esportivo, custaria hoje em dia R$ 157.928, corrigindo seus 14.518 cruzados novos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em fevereiro de 1989, Gol GTS e a novidade GTi voaram baixo na revista
Corrigindo os valores, Gol GTi (dir.) superaria com folga o preço do Gol Last Edition de número 42 (Pedro Rubens/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

Ainda mais esportivo, o Gol GTi 2.0, com 120 cv e 18,3 kgfm, era muito mais caro, saindo a 22.535 cruzados novos, equivalentes a surreais R$ 245.138 nos dias de hoje. Preço que ainda incluía bancos com encosto de cabeça vazado, vidros e retrovisores elétricos e mostradores na cor vermelha, entre outros detalhes.

Outra versão nada popular em termos de preço foi o Gol GT, que testamos em 1986: com base no valor de tabela de maio de 1984, o modelo que salvou a primeira geração do Gol do fracasso, com estilo e novo motor 1.8, saía por R$ 133.878.

O visual esportivo do Gol GT o diferenciava das demais versões
Volkswagen Gol GT é outro que, de popular, só a simpatia (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Pacote completo

Além da imagem e do automóvel, o vencedor do leilão do Gol Last Edition será bem mimado pela VW. O valor pago inclui visita ao acervo de modelos clássicos da marca, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Também haverá almoço no Polo Restaurante, dentro da planta industrial e um cartaz físico da imagem ligada ao NFT, autografado pelo próprio José Carlos Pavone.

Caso o comprador seja de fora de São Paulo, também há ajuda de custo de até R$ 3.000 com passagem e hospedagem.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.