Além de homenagear o passado, o Volkswagen Gol Last Edition, versão de despedida do icônico modelo, olha para o futuro. Uma das 650 unidades à venda no Brasil acaba de ser o primeiro carro nacional vendido através de um NFT, por surreais R$ 154.000.
Esse preço foi atingido após um leilão on-line, que durou oito dias e teve 36 lances. O último, foi feito há dois dias – não houve disputa de lances até o último momento.
O NFT (sigla para “token não-fungível”) é, em linhas gerais, um método de gerar certificados de autenticidade e propriedade para itens digitais — entre eles, uma ilustração digital do Gol Last Edition, feita por José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen para a América Latina e responsável pelo projeto do Nivus.
A diferença é que o vencedor do leilão, além de arrematar a versão digital da ilustração que vai na capa do manual do último Gol, também levará o carro de verdade no pacote. Mais especificamente a unidade nº 42 de 650, remetendo aos 42 anos de história do automóvel mais vendido do país. Ou seja, a unidade com número de série 420042.
A Volkswagen já vem negociando NFTs em sua plataforma Digital Garage há alguns meses. A marca justificou a venda do Gol LE 42 dessa forma como uma “última inovação”, após ter sido o primeiro modelo nacional com injeção eletrônica e, posteriormente, com motor flex.
Na prática, a tecnologia blockchain será aplicada apenas à imagem digital, uma vez que o automóvel será faturado de maneira convencional e pelo preço de R$ 90.990. O sinal de R$ 5.000 e o excedente do lance, de R$ 154.000, entretanto, são obrigatórios para o direito de compra do carro.
Dado isso, é possível dizer que a Volkswagen vendeu essa unidade do Gol pelo equivalente a quase dois Gol 1.0 básicos, que custa R$ 78.000, cada. A Volkswagen não anunciou uma destinação especial para o dinheiro arrecadado.
Preço dos VW Gol mais caros da história
Um valor tão alto por aquele que ainda é o Volkswagen mais barato do Brasil (em sua versão de entrada) não é exclusividade do Last Edition. Ao longo da história, as versões esportivas do Gol se destacaram, entre outros aspectos, pelo preço elevado.
Em fevereiro de 1989, realizamos o icônico comparativo de dois modelos “voadores”, os Gol GTS e GTi. Com motor AP 1800 de 106 cv (99 cv, oficialmente) e 14,9 kgfm, o Gol GTS, esportivo, custaria hoje em dia R$ 157.928, corrigindo seus 14.518 cruzados novos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Ainda mais esportivo, o Gol GTi 2.0, com 120 cv e 18,3 kgfm, era muito mais caro, saindo a 22.535 cruzados novos, equivalentes a surreais R$ 245.138 nos dias de hoje. Preço que ainda incluía bancos com encosto de cabeça vazado, vidros e retrovisores elétricos e mostradores na cor vermelha, entre outros detalhes.
Outra versão nada popular em termos de preço foi o Gol GT, que testamos em 1986: com base no valor de tabela de maio de 1984, o modelo que salvou a primeira geração do Gol do fracasso, com estilo e novo motor 1.8, saía por R$ 133.878.
Pacote completo
Além da imagem e do automóvel, o vencedor do leilão do Gol Last Edition será bem mimado pela VW. O valor pago inclui visita ao acervo de modelos clássicos da marca, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Também haverá almoço no Polo Restaurante, dentro da planta industrial e um cartaz físico da imagem ligada ao NFT, autografado pelo próprio José Carlos Pavone.
Caso o comprador seja de fora de São Paulo, também há ajuda de custo de até R$ 3.000 com passagem e hospedagem.