Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Um Toyota GT 86 está recebendo o motor V8 da Ferrari 458!

Apesar dos desafios, como a montagem de um motor central em um cofre dianteiro, a preparação promete bons resultados

Por Guilherme Fontana
Atualizado em 23 nov 2016, 21h26 - Publicado em 29 jul 2016, 19h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Toyota GT 86 Ferrari 458
    Projeto segue sem alguns parâmetros divulgados. O sistema de admissão de ar, porém, mostra uma solução criativa  (/)
    Toyota GT 86 Ferrari 458
    Projeto segue sem alguns parâmetros divulgados. O sistema de admissão de ar, porém, mostra uma solução criativa ()

    A Toyota escolheu a Subaru para dividir o desenvolvimento do GT 86 — ou BRZ, no caso da segunda marca. Há ainda o FR-S, versão feita para a extinta divisão americana Scion. Mas, quem diria: o esportivo agora ganhou um toque italiano com nada menos que um motor vindo da Ferrari 458 Italia. A preparação será feita pelas mãos do piloto de drift e customizador profissional Ryan Tuerck. O lado ruim é que apenas uma unidade ganhará o coração do Cavallino Rampante.

    Não pense, porém, que a transformação tem sido simples. Para receber o V8 4.5 de 570 cv, o Toyota está passando por uma série de mudanças e reforços estruturais, uma vez que o motor foi idealizado para ocupar a porção central-traseira do veículo, como na Ferrari, enquanto o GT 86 reserva a porção frontal para ele.

    Continua após a publicidade
    Toyota GT 86 Ferrari 458
    Motor da Ferrari 458 Italia instalado no Toyota GT 86 ()

    Uma das maiores implicações está no modo como o V8 receberá o ar externo, já que seus dutos ficam virados contra o fluxo. De acordo com Tuerck no vídeo abaixo, foi criada uma caixa de admissão personalizada, com dois filtros de ar com alto fluxo, que será instalada próxima ao para-brisa, de onde será captado o ar necessário. Aberturas laterais também auxiliarão no sistema de captação do ar. A transmissão, assim como outros parâmetros, ainda não foi definida. No entanto, o piloto responsável pelo projeto aponta que o ronco saído dos escapamentos deverá ser igual ou muito próximo do proferido pela Ferrari 458 Italia. 

     

    Continua após a publicidade

    Só para comparar, o GT 86 original tem um motor 2.0 boxer de 200 cavalos e 20,9 mkgf de torque. Já o V8 da Ferrari 458 Italia tem 4,5 litros, 570 cavalos e 55 mkgf. Já imaginou o quanto esse cupê vai andar depois de pronto?

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.