Uno? Mas não é Fiat? Não, neste caso é Toyota e nem carro é. Trata-se de um caminhão para um só lugar — que deve ter sido a origem do nome — desenvolvido para um programa de testes no porto de Los Angeles, nos Estados Unidos.
O local foi usado em 2022 para uma série de 16 experimentos com caminhões de emissão 0, um deles era o Toyota Uno, que agora trabalha em um centro de distribuição de peças da marca em Torrance, na Califórnia.
Segundo o site americano Carscoops, o Uno foi feito em parceria com uma empresa chamada Fenix Marine Services e começou a ser desenvolvido em 2019. Para ser útil no porto, diz a publicação, o caminhão teria que carregar até 54 toneladas.
O trem de força do caminhão usa o mesmo sistema básico do Toyota Mirai a hidrogênio, o primeiro carro do tipo a ser vendido em série no mundo.
Ou seja, tem cilindros de hidrogênio que alimentam a célula de combustível, que utiliza o elemento para gerar corrente elétrica. A grade frontal serve para coletar o oxigênio que se junta aos átomos de hidrogênio e formam água: único produto que sai do escapamento do carro. A corrente gerada alimenta um motor elétrico traseiro.