Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Vale esperar – Honda Vezel

Até o ano que vem o mercado nacional será invadido por modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio. O Honda Vezel é um deles

Por Paulo Campo Grande, Péricles Malheiros e Ulisses Cavalcante
Atualizado em 21 mar 2024, 10h41 - Publicado em 4 ago 2014, 21h30
geral
 (/)
Continua após publicidade
geral

O Vezel será uma das principais atrações do Salão do Automóvel de São Paulo, no fim de outubro. Mas suas vendas só começam em março de 2015 – se as obras de construção da nova fábrica da Honda, em Itirapina, interior de São Paulo, não atrasarem. A espera será longa, mas, pelo que se viu até agora, deverá valer a pena. Andamos no Vezel no Japão, onde ele já é vendido, e ficamos bem-impressionados.

O modelo nacional terá características próprias de estilo, de equipamentos e da parte mecânica. Mas a essência do projeto é a mesma. Pode-se esperar três ou quatro versões de acabamento, trazendo de série ar-condicionado, sistema de som, rodas de liga leve, ABS e duplo airbag, desde a ver- são de entrada. Controle de estabilidade VSC, central multimídia e piloto automático estarão só nas mais caras. Todas deverão vir ainda com sistema de gestão de consumo ECON, bancos modulares e para-choques da cor da carroceria, entre outros.

Veja outros modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio

Seus preços ficam entre R$ 65 000 e R$ 75 000. A Honda quer posicionar o Vezel ligeiramente acima do Ford EcoSport básico, brigando com o rival a partir da faixa intermediária do segmento.

Continua após a publicidade

O motor do Honda será o 1.8 flex, de 140 cv (que equipa atualmente o Civic de entrada), e virá com duas opções de transmissão: automática CVT e manual de seis marchas.A tração será 4×2 dianteira, pelo menos em um primeiro momento. No Japão, o cliente pode escolher entre as versões 4×2 e 4×4. Apesar de desenvolvido sobre a plataforma do pequeno Honda Fit, o Vezel é encorpado e em nada lembra a minivan, a não ser pela mobilidade dos bancos. Quando se abre a porta traseira, a impressão é de que o espaço interno no banco de trás é igual ao do seu irmão maior, o Honda CR-V. O porta-malas tem 400 litros de capacidade, 36 litros a mais que o do Ford EcoSport.

Em nosso test-drive, sentimos a direção (elétrica) mais pesada que o costume nos Honda nacionais, assim como a suspensão nos pareceu mais firme, transmitindo para a cabine cada irregularidade do asfalto. Por isso, a expectativa é de que uma nova calibragem deixe o modelo brasileiro mais confortável. Mas, de modo geral, o Vezel se mostrou um carro fácil de manobrar e gostoso de dirigir.

A Honda planeja vender 3 000 Vezel por mês no Brasil, o que é um volume 30% menor que o do EcoSport, considerando a média das vendas do concorrente entre janeiro e abril deste ano. Para satisfazer o mercado, a empresa pode até mudar o nome do carro. Para isso, a Honda vai fazer pesquisas para descobrir a preferência do consumidor. Uma das alternativas é Urban, nome usado na fase de carro-conceito. A outra é HR-V (High Rider Vehicle), escolhida para identificar o Vezel nos Estados Unidos e no México. Essa sigla já batizou outro SUV da Honda, vendido no Japão entre 1999 e 2005.

Estreia: 03/2015

Continua após a publicidade

Preço: R$ 65 000

Concorrentes: EcoSport, Grand Vitara

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.