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Vale esperar – Mercedes-Benz GLA

Até o ano que vem o mercado nacional será invadido por modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio. O Mercedes-Benz GLA é um deles

Por Paulo Campo Grande, Péricles Malheiros e Ulisses Cavalcante
Atualizado em 21 mar 2024, 10h41 - Publicado em 3 ago 2014, 13h32
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    Os SUVs estão em fase de ouro ao redor do mundo e a Mercedes-Benz se preparou para curtir essa nova moda com o GLA. O compacto fará sua estreia no Brasil ainda este ano, importado, mas ganha produção nacional no fim de 2015, na fábrica que a empresa constrói em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

    Feito na mesma plataforma do Classe A, B e CLA, deve se tornar o modelo mais vendido da Mercedes no mundo, substituindo o Classe C como o carro-chefe da marca, expectativa que ela própria nutre. Os quatro modelos são integrantes da família NGCC, sigla para “Nova Geração de Carros Com- pactos”, um conceito de produção modular, estratégia igual à que a Volks fez com a plataforma MQB.

    Veja outros modelos que vale a pena esperar antes de fechar um negócio

    A primeira versão a desembarcar por aqui será o GLA 250, de 211 cv e tração 4×4. Ele terá motor turbo 2.0 com injeção direta e start-stop de série. Depois, será a vez de chegar o GLA 200, que utiliza o mesmo motor 1.6 turbo que há no Classe A. Menos equipado, o utilitário terá 156 cv de potência e tração dianteira. Será um intervalo de lançamentos semelhante ao que a empresa está fazendo hoje com o CLA, por ora vendido só na versão top. Na estreia, o jipinho deve custar aproximadamente R$ 180 000. Caso a versão mais barata também venha, não deve sair por menos de R$ 150 000. Um dos problemas que a Mercedes terá de resolver é a proximidade de preço com o jipão GLK 220, que é maior, tem motor 3.0V6 diesel e sai por R$ 199 900.

    O GLA não é muito mais longo que o Classe A: tem 441,7 cm de comprimento, apenas 15 cm a mais que o hatch, mas possui o mesmo entre-eixos. Por isso, o espaço na dianteira é parecido com o do Classe A e igualmente contido atrás, onde só dois viajam com conforto, como notamos no nosso test-drive em março passado. Esse porte é semelhante ao de VW Taigun, Peugeot 2008 e Honda Vezel, trio que concorrerá com o Mercedes no mesmo segmento, se desconsiderarmos os preços “premium” dos Mercedes. Em valores, será rival direto de Audi Q3, BMW X1 e Range Rover Evoque.

    Estreia: 10/2014

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    Preço: R$ 180 000

    Concorrentes: Audi Q3, Evoque, BMW X1

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