Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Van blindada de Vladmir Putin tem motor V8 híbrido e quase 6 toneladas

Van gigante tem blindagem pesada é será fabricada apenas dentro de empresa estatal russa

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 dez 2021, 04h00
aurus_arsenal_armored_5-
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

O Aurus Senat, um clone Rolls-Royce Phantom, não é mais o único carro oficial do presidente russo Vladmir Putin. Ele também poderá escolher uma enorme e igualmente poderosa van para se deslocar dentro do país.

O Instituto de Motor Automotivo e Centro Cientifico de Pesquisas Automotivas, um órgão estatal da Rússia, também é responsável pela criação do MPV Aurus Arsenal. É tão excêntrica que nem sequer terá uma versão civil como o sedã.

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

As especificações da van eram mantidas em sigilo até que sua homologação para testes fosse concluída, etapa necessária para testes em vias públicas. A autorização para produzir até 100 unidades, impossibilitadas de saírem da Eurásia, também trouxe à tona alguns dados técnicos surpreendentes.

Um exemplo é o porte. A Aurus Arsenal tem 5,98 m de comprimento, 2,02 m de largura, 2,09 m de altura e 3,55 m de entre-eixos, o que garante espaço para a configuração de quatro fileiras de dois assentos. Mas o interior pode ser configurado de várias maneiras com módulos de assento individuais em um sistema de trilhos de piso.

Continua após a publicidade

No visual, a Arsenal tem a mesma grade do sedã Senat, mas todo o resto é exclusivo. O teto, obviamente, é bastante alto, assim como as duas portas traseiras deslizantes, que conduzem os passageiros às fileiras traseiras. Mas estribos laterais também facilitam o acesso.

aurus_arsenal_armored_5-
(Reprodução/Internet)

Contudo, com toda a blindagem necessária para o transporte seguro de Putin e do alto escalão do governo russo, a van tem peso seco de 4.950 kg e pode chegar aos 5.715 kg com todos os fluidos e passageiros a bordo.

Continua após a publicidade

A responsabilidade de mover toda essa massa é de um motor V8 4.4 turbo (aparentemente de origem BMW) com 600 cv. Contudo, há um motor elétrico de 63 cv agregado ao câmbio automático de nove marchas. Ou seja: além de tudo, é híbrida.

Enquanto o sedã Aurus Senat terá versões civis, fabricadas em uma antiga fábrica da Ford em Yelabuza, a van Arsenal será fabricada apenas dentro das instalações do instituto estatal. Todas as unidades terão blindagem de nível militar.

O próximo passo desta empreitada é lançar o SUV Aurus Komendant, baseado na mesma plataforma e que seria um concorrente russo para os Rolls-Royce Cullinan e Bentley Bentayga.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.