Vazamento contradiz o que sabíamos sobre o Renault Kwid
Subcompacto terá suspensão com eixo rígido e motor 1.0 mais simples que o do Sandero
A um dia de ser apresentado no Salão de Buenos Aires, o Renault Kwid nacional teve sua ficha técnica e lista de equipamentos divulgadas pelo site Motor1. Elas ajudam a entender o preço inicial de R$ 29.990, também alcançado pela importação de 40% das peças da Índia.
Os catálogos, possivelmente vazados por concessionários, esclarecem algumas das mudanças em relação ao Kwid vendido na Índia. Ele tem 3,68 m de comprimento, 1,59 m de largura, 1,47 m de altura e 2,42 m de entre-eixos, ou seja: 1 cm mais largo e 1 cm mais baixo que o carro indiano – medidas menores que as do antigo Renault Clio mas maiores que as de Fiat Mobi e VW Up!
A capacidade do porta-malas foi reduzida em 10 litros, de 300 l para 290 l. A explicação pode estar nos pneus e estepe mais largos, com pneus 165/70 R14 no carro nacional, contra os 155/80 R15 do indiano. Com isso, o fundo do compartimento tende a ficar mais alto.
O tanque de combustível foi aumentado de 28 l para 38 l. O peso também aumentou. A ficha parece mostrar equivocadamente o peso em ordem de marcha de 1.173 kg. Este seria o peso bruto total, com os 375 kg de carga máxima somados aos 798 kg do compacto. O peso base do carro indiano, sem os reforços estruturais exigidos para o Brasil, é de 680 kg.
A ficha também aponta mudanças na suspensão, feitas não apenas para adaptar o Kwid às condições brasileiras. Ela diz que a suspensão traseira é de eixo rígido – o carro indiano usa eixo de torção na traseira. Isso também pode ser um erro textual: por suas características, o eixo rígido seria visível nas fotos divulgadas. Hoje, apenas o Chery QQ (o carro mais barato do Brasil) usa esse sistema.
Enquanto o eixo de torção (padrão entre os compactos no Brasil) tem um elemento transversal de aço capaz de se torcer, emulando o funcionamento de uma suspensão independente, no eixo rígido cada roda é unida solidamente à outra, sem flexibilidade – ou seja, os movimentos verticais de uma roda afetam diretamente o outro lado.
Ao contrário do que antecipamos, o motor do Kwid não será o mesmo 1.0 3 cil. SCe de 82 cv (6.300 rpm) e 10,5 mkgf (3.500 rpm) usado por Logan e Sandero, mas sim uma variante sem o duplo comando de válvulas variável. Menos sofisticado e menos elástico, o motor fica mais barato, mas perde potência: são 66 cv (5.500 rpm) e 9,4 mkgf (4.250 rpm) com gasolina e 70 cv e 9,8 mkgf com etanol nas mesmas rotações.
Apesar do baixo peso, o desempenho do Kwid não foge à média do segmento. Os números divulgados pela Renault são de 0 a 100 km/h em 15,5 s com gasolina e 14,7 s com etanol. A máxima seria de 152 km/h com gasolina e 156 km/h com o combustível vegetal.
Três versões
O material confirma que serão três as versões do Kwid brasileiro: Life, Zen e Intense. Por R$ 29.990, o Kwid Life terá airbags frontais e laterais (quatro no total), Isofix, fiação para instalação de rádio, desembaçador do vidro traseiro, ajuste interno dos retrovisores, para-choques pintados, maçanetas e retrovisores pretos, abertura interna do porta-malas, cintos dianteiros com ajuste de altura e encostos de cabeça laterais traseiros.
O pacote de equipamentos Pack Clim, composto por ar-condicionado, direção elétrica e limpador traseiro, será oferecido como opcional na versão de entrada.
Em seguida está a versão Zen, com preço estimado de R$ 32.990. Tem todos os equipamentos da versão Life e do Pack Clim, e adiciona vidros e travas elétricas, retrovisor interno com função dia/noite, revestimento no porta-malas, alerta de luzes acesas, alças traseiras e dois alto-falantes. Rádio 2-din com Bluetooth é o único opcional.
A versão mais cara será a Intense, com preço inicial de R$ 34.990. Soma ao pacote da Zen itens como faróis de neblina, retrovisores e maçanetas na cor da carroceria, computador de bordo, conta-giros, apoio de cabeça central na traseira, bolsas porta-revista atrás dos encostos dianteiros, rodas de liga aro 14″, luz interna dimerizada e rádio 2-din com Bluetooth.
Esta versão tem o Pack Connect como opcional. Ele inclui central multimídia MediaNav, câmera de ré, porta-malas com abertura elétrica, grade cromada, retrovisores com capa preta e ajuste elétrico, maçanetas internas cromadas, detalhes internos exclusivos e rodas escurecidas.
A pré-venda do Renault Kwid começa amanhã, 9. Os primeiros carros estão previstos para chegar às lojas no final de julho.
Leia a reportagem completa com o furo do Motor1.