Tudo no mundo está em constante mudança, inclusive o perfil do consumidor. Para o brasileiro, porém, a única mudança cada vez mais indesejada é a de marchas.
Por isso, mesmo nos segmentos de entrada, a participação da transmissão automática – ou automatizada – vem crescendo: em alguns casos, o crescimento ultrapassa os 300%.
Segundo dados da consultoria Jato, as vendas do Onix com câmbio automático subiram 337% no primeiro semestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2014. A participação do equipamento em todas as unidades vendidas (67.031 e 68.555, respectivamente) passou de 3% da linha Onix para 14% (ou de 1.963 para 8.584).
No Prisma, que passou de 8% para 26% do mix, o aumento foi de 165% (4.961 carros a mais).
No HB20, apesar do crescimento e da participação menores, o número absoluto de vendas é maior do que na dupla Onix/Prisma. Com 15.373 unidades, os HB automáticos representam 27% do mix – aumento de 39% em relação a 2014. No caso do sedã, já há mais automáticos do que manuais: 51% dos 22.979 comercializados neste primeiro semestre.
Até modelos mais recentes sentiram a mudança. Lançados há cinco meses, os Nissan March e Versa CVT já representam 25% e 50% do mix, respectivamente. O Toyota Etios surpreende ainda mais: em sete meses, o hatch automático já tem 54% de participação e o sedã, 70%.