Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Vendas de janeiro: Strada perde liderança para Onix; HB20 começa o ano mal

No geral, mercado começa com alta de 16% em relação ao ano passado e elétricos sobem 76%

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 3 abr 2024, 15h56 - Publicado em 2 fev 2023, 22h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Janeiro de 2022 não foi um mês bom para o mercado automotivo nacional. Além da crise de componentes que dificultava a produção de novos veículos, a variante Ômicron da COVID-19 estava chegando ao Brasil e causava preocupação para a população e para o setor industrial. Em 2023, porém, as coisas começaram diferentes.

    Mesmo que o número de emplacamentos de janeiro de 2023 tenha recuado 26% em relação a dezembro, algo considerado comum, ele foi maior do que em janeiro de 2022. Ao todo, foram 268.381 novos veículos que chegaram às ruas, 16,3% a mais do que no mesmo período no ano passado, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

    Onix Lt
    Depois de um 2022 difícil, Onix hatch começa 2023 na liderança (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    “A queda, em relação a dezembro de 2022, é sazonal no nosso setor, já que, nesta época, despesas como IPVA, material escolar e IPTU acabam pesando na decisão de compra das famílias. Tanto que o resultado de 2023 não fica muito distante da média registrada nos meses de janeiro dos cinco anos anteriores”, explica Andreta Jr, presidente da Fenabrave.

    Compartilhe essa matéria via:
    Strada
    Mais vendida em 2022, Fiat Strada começa o ano no segundo lugar, mas a diferença para o líder é de apenas 162 unidades (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Entre os automóveis e comerciais leves, o resultado do primeiro mês do ano também foi positivo. No total, foram 130.460 emplacamentos, quase 15.000 a mais do que no ano passado. Segundo a projeção da Federação para o ano atual, a tendência é que as vendas desse ano sejam praticamente iguais às de 2022 e começar o ano com um aumento de quase 12% é um sinal positivo, segundo Andreta Jr.

    Onix Plus Longa
    Onix Plus é o único sedã no top 10 de janeiro (Leonardo Barboza/Quatro Rodas)

    Os veículos eletrificados também tiveram um resultado para lá de satisfatório. Janeiro registrou uma série histórica, com alta de 76% em relação ao mesmo mês de 2022. Segundo o presidente da Fenabrave, um dos principais fatores para esse aumento, além é claro da melhora da situação do país, é o aumento da oferta de modelos híbridos e elétricos no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Mesmo que o começo de ano seja positivo para a maioria, há alguns que estejam com saudade de 2022. Diferente de como foi no ano passado, a Fiat Strada, o carro mais vendido de 2022, começa o ano sendo destronada pelo Chevrolet Onix

    Chevrolet Tracker, o SUV campeão de vendas no Brasil.
    Os SUVs Tracker e Creta foram as principais surpresas do mês (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    A recuperação do hatch, que sofreu muito com a falta de componentes, começou a ser vista nos últimos meses de 2022 e, em janeiro, ele fechou o mês com 7.162 unidades emplacadas, apenas 162 a mais que a Strada. Logo atrás, com 6.164 emplacamento veio o Onix Plus, desbancando o Hyundai HB20, segundo modelo mais vendido de 2022, mas que começou 2023 na sexta colocação, atrás do Chevrolet Tracker, em quarto, e do Hyundai Creta, em quinto. 

    Vendas de janeiro: Strada perde liderança para Onix; HB20 começa o ano mal
    Hyundai HB20 (Divulgação/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Na sequência, o Volkswagen T-Cross aparece em sétimo com 4.454 e é o único VW no top 10. Logo atrás vem uma dobradinha da Fiat, com o Argo (4.282) e o Mobi  (4.208). O hatch abriu 2023 praticamente no mesmo patamar que fechou o ano anterior e muito longe dos seus tempos de glória, como foi em 2021. Enquanto o compacto teve uma queda significativa, já que havia fechado 2022 como o quinto veículo mais vendido. Quem fecha o top 10 é o Jeep Compass com 4.139 emplacamentos, outro que está longe de ter a mesma relevância de dois anos atrás. 

    Entre as picapes, nada de surpresa. Abaixo da sempre líder Strada, a dupla Toyota Hilux (3.435) e Fiat Toro (3.281) mantiveram suas posições, algo que se repete desde novembro. 

    Carros mais vendidos em janeiro de 2023

    Posição Modelo Unidades
    Chevrolet Onix 7.162
    Fiat Strada 7.000
    Chevrolet Onix Plus 6.164
    Chevrolet Tracker 5.296
    Hyundai Creta 4.969
    Hyundai HB20 4.840
    Volkswagen T-Cross 4.454
    Fiat Argo 4.282
    Fiat Mobi 4.208
    10º Jeep Compass 4.139
    11º Toyota Hilux 3.435
    12º Volkswagen Gol 3.387
    13º Renault Kwid 3.307
    14º Fiat Toro 3.281
    15º Volkswagen Nivus 3.100
    16º Jeep Renegade 3.049
    17º Fiat Pulse 3.015
    18º Nissan Kicks 2.984
    19º Volkswagen Saveiro 2.714
    20º Fiat Fastback 2.707
    21º Toyota Corolla Cross 2.604
    22º Fiat Cronos 2.481
    23º Toyota Corolla 2.238
    24º Volkswagen Polo 2.115
    25º Toyota Yaris Hatchback 2.072
    26º Chevrolet S10 2.039
    27º Volkswagen Voyage 2.004
    28º Hyundai HB20 S 1.684
    29º Renault Duster 1.495
    30º Citroen C3 1.488

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.