Vendas de setembro: VW Tera passa T-Cross e é o SUV mais vendido
Enquanto o Tera teve um aumento significativo nas vendas, o T-Cross teve uma queda repentina; no geral, a Strada tira a liderança do Polo
Com 230.539 veículos emplacados, o mês de setembro registrou alta de 7,8% nas vendas na comparação com agosto, de acordo com a K.LUME Consultoria. No acumulado do ano, houve o total de 1.806.568 unidades, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os destaques do mês estão a Fiat Strada, que retomou a liderança geral, e o Volkswagen Tera, que ocupou o posto de SUV mais vendido do país.
A Fiat Strada volta a liderar o ranking mensal após quatro meses atrás do Volkswagen Polo. Em setembro, a picape teve 13.876 emplacamentos, contra 10.647 do hatch. No acumulado do ano, a Strada ultrapassa a marca das 100.000 unidades emplacadas, totalizando 101.307. Já o Polo chegou aos 93.712 emplacamentos. Quem aparece para receber o “bronze” é o Fiat Argo, com 9.484 emplacamentos.
A partir daí, aparecem algumas novidades. Quem fica na quarta colocação é o Hyundai HB20. Depois dele, estão dois modelos da Volkswagen, mas nenhum deles é o T-Cross, que geralmente alterna entre a terceira e quarta colocação – mas, em setembro, ficou apenas em décimo nono.
No quinto lugar, quem aparece é a picape Saveiro, registrando 8.154 emplacamentos. A maior surpresa ocupa a sexta colocação. Após quatro meses cheios de mercado, o Tera aparece no top 10 e já como o SUV mais vendido do mês de setembro, com um total de 7.610 unidades emplacadas.
A guinada nas vendas era esperada pela marca, que apontou que a produção plena do Tera aconteceria em setembro. Além de um crescimento natural de um lançamento na produção, o SUV também precisou ceder espaço, nos últimos meses, para o “irmão” Polo. O hatch foi beneficiado por programas de incentivo do governo federal e cresceu em vendas, com maior demanda de produção – que, por sua vez, acontece na unidade de Taubaté (SP), ao lado do Tera.

As quatro últimas posições do top 10 foram dominadas (quase que) apenas pelos SUVs. O Toyota Corolla Cross (7.282) aparece em sétimo, o Nissan Kicks (6.319 emplacamentos, somando Kicks e Kicks Play) ficou em nono e, o Hyundai Creta (5.953), ficou em décimo. O intruso foi o Chevrolet Onix, oitavo colocado, com 7.039 emplacamentos.
Entre os sedãs, o Chevrolet Onix Plus foi o melhor colocado. Em setembro, ele registrou 5.169 unidades, ficando em décimo sexto no ranking geral. É uma boa vantagem em relação ao Hyundai HB20S, que emplacou 3.883 exemplares, segundo a K.LUME.
No segmento dos utilitários, abaixo das já citadas Strada e Saveiro, vem a Fiat Toro, com 5.174 emplacamentos, superando a Toyota Hilux com 4.066. Isso fez a picape da Fiat encostar na média japonesa no acumulado, diminuindo a vantagem da Hilux para apenas 950 unidades. O modelo da Fiat foi recentemente atualizado.
Como já é de costume, não há novidades no segmento dos elétricos. O BYD Dolphin Mini foi o líder com 3.392 emplacamentos, seguido pelo “irmão” Dolphin com 1.454. A terceira colocação é do GWM Ora 03, com 429 unidades vendidas, formando um degrau grande.
Outro segmento que não traz novidades é o dos híbridos. O GWM Haval H6 foi novamente o mais vendido, com 2.937 unidades. Logo atrás, veio o rival BYD Song Plus, registrando 1.926 emplacamentos.
Vittori Turbio é hipercarro híbrido de 1.100 cv que mistura Pininfarina e IA
Citroën Basalt decepciona e recebe nota zero em teste de colisão







