As vendas de automóveis e comerciais leves (que incluem picapes e furgões) caíram 7,45% em abril, na comparação com março, de acordo com a Fenabrave.
A queda pode estar relacionada às maiores restrições do comércio no último mês, como tentativa para frear o contágio da Covid-19, e às paralisações das fábricas pela escassez de componentes para a produção de veículos.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Foram emplacadas 163.902 unidades em abril, contra 177.097 no mês anterior, sendo o segmento dos automóveis o principal responsável por puxar os números para baixo, com queda de 10,2% no período. Os comerciais leves tiveram um discreto aumento, de 3,64%, com diferença de 1.280 unidades.
Já em comparação com o mesmo mês do ano passado, abril teve um crescimento de 219,22%, passando de 51.344 exemplares vendidos para 163.902.
Os números assustam, mas têm explicação: em abril de 2020, o Brasil passava pelo ápice da primeira onda de contaminações pelo coronavírus, com as atividades de lojas e fábricas suspensas em praticamente todo o território nacional.
O acumulado entre janeiro e abril de 2021, considerando automóveis e comerciais leves, registrou ainda um aumento de 13,34% – de 583.850 em 2020, para 661.757 neste ano.
E o vencedor é…
Caso você tenha pensado que o Chevrolet Onix fechou abril novamente como o modelo mais vendido do país, se enganou. O hatch perdeu a liderança pelo segundo mês consecutivo e foi parar na 7ª colocação do ranking. À sua frente ficaram: Volkswagen Gol (6º), Jeep Renegade (5º), Fiat Toro (4º), Hyundai HB20 (3º), Fiat Mobi (2º) e Fiat Strada (1º). Em março, o Onix havia perdido apenas para HB20 e Strada.
No topo do pódio, a Strada emplacou 12.581 unidades, contra 6.861 do segundo colocado. O Onix ficou com 6.402 e sua queda pode ser explicada pela paralisação de sua produção por falta de suprimentos.
Entre as picapes, a dobradinha da Fiat se distancia da concorrência. Depois da Toro, que vendeu 6.682 unidades, mesmo com a iminência de uma renovação, a Hilux aparece com 3.373, liderando com folga entre as médias, enquanto a Saveiro fechou o mês com 2.253.
Na briga dos SUVs, o Renegade foi o líder da categoria com 6.634 emplacamentos. Do segundo ao quarto lugar, a disputa foi acirrada com Creta (5.504), Compass (5.544) e Tracker (5.377). No acumulado de 2021, o Renegade também lidera, com 12,69% do segmento.
Confira o ranking dos carros mais vendidos de abril
1º | Fiat Strada | 12.581 |
2º | Fiat Mobi | 6.861 |
3º | Hyundai HB20 | 6.849 |
4º | Fiat Toro | 6.682 |
5º | Jeep Renegade | 6.634 |
6º | Volkswagen Gol | 6.420 |
7º | Chevrolet Onix | 6.402 |
8º | Hyundai Creta | 5.544 |
9º | Jeep Compass | 5.504 |
10º | Fiat Argo | 5.383 |
11º | Chevrolet Tracker | 5.377 |
12º | Chevrolet Onix Plus | 4.896 |
13º | Renault Kwid | 4.358 |
14º | Volkswagen T-Cross | 4.325 |
15º | Nissan Kicks | 3.602 |
16º | Toyota Corolla | 3.418 |
17º | Volkswagen Nivus | 3.413 |
18º | Toyota Hilux | 3.373 |
19º | Honda HR-V | 3.095 |
20º | Volkswagen Polo | 2.516 |
21º | Volkswagen Voyage | 2.437 |
22º | Renault Duster | 2.414 |
23º | Volkswagen Virtus | 2.345 |
24º | Volkswagen Saveiro | 2.253 |
25º | Volkswagen Fox | 2.057 |
26º | Ford Ranger | 2.007 |
27º | Chevrolet S10 | 1.987 |
28º | Toyota Yaris hatch | 1.949 |
29º | Toyota Corolla Cross | 1.889 |
30º | Hyundai HB20S | 1.721 |