Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Vision iNext antecipa futuro SUV elétrico da BMW com design do i3

Conceito vai ganhar vida em 2021 e pode trazer níveis avançado de tecnologias autônomas

Por Raphael Panaro
17 set 2018, 14h06
BMW Vision iNext
Protótipo futurista será mais um integrante da divisão i da BMW. Estreia é daqui a três anos (Divulgação/BMW)

A BMW não vai ficar de fora da recente multiplicação de SUVs totalmente elétricos. A marca vai atacar em duas frentes. A primeira é o já revelado iX3. O segundo passo é dado agora com o iNEXT.

O conceito antecipa um futuro modelo da linha i – como o novo i3 e i8 – e está programado para nascer em 2021.

Como ainda se trata de um conceito altamente futurista, as informações são parcas. A BMW não revela trem de força, autonomia ou muito menos o preço. Especulações falam em um conjunto capaz de fornecer mais de 700 km de autonomia.

Com mais ares de crossover do que propriamente um SUV, o protótipo tem design afiado com faróis e lanternas muito finos, além da janelas no mesmo estilo encontrado no i3, sem a coluna B.

Continua após a publicidade
BMW Vision iNext
O perfil chama atenção pelas enormes rodas e as portas suicidas semelhantes ao i3 (Divulgação/BMW)

A grade dianteira mantém a tradição do duplo rim, mas eles estão interligados em uma peça única – remete ao conceito i Vision Dynamics apresentado em 2017. As luzes diurnas de LED em formato L completam o invocado desenho da dianteira.

Apesar de ser um conceito futurista, algumas peculiaridades podem aparecer quando chegar às linhas de produção. Caso das câmeras em vez dos tradicionais retrovisores e as portas suicidas à la Rolls-Royce – e i3. As rodas de 24 polegadas, por sua vez, devem ser substituídas por um tamanho mais comedido.

Continua após a publicidade

Sem minúcias técnicas resta a BMW exaltar as cores, texturas e materiais e desenho do interior, onde o panorâmico gigante se soma aos bancos dianteiros individuais – o traseiro é uma única peça.

O intuito é transformar a cabine em um espaço amplo de interação e conforto para quem vai dentro.

BMW Vision iNext
A cabine mistura materiais e traz acabamentos em madeira. Parte tecnológica fica com dois grandes displays do painel de instrumentos e multimídia (Divulgação/BMW)
Continua após a publicidade

A marca ainda diz que o conceito é desenvolvido para incorporar tecnologias autônomas nível 3. E, dependendo dos avanços de legislação até 2021, o nível 4 pode ser implantado.

Se dirigir é apenas um detalhe há o modo de condução Ease – assim mesmo, com um e ao invés de “y”. Nele, o volante retangular é recolhido para abrir mais espaço no interior e os encostos de cabeça dianteiros se retraem para melhorar a interação com os ocupantes traseiros.

A generosa tela do sistema multimídia vira um tablete de entretenimento com sugestões de lugares e eventos nas localidades mais próximas. Quem gosta de assumir o volante, a pedida é a configuração Boost.

Continua após a publicidade
BMW Vision iNext
O iNext é mais um veículo para fazer frente a Tesla, Audi e Mercedes no segmento de SUVs elétricos (Divulgação/BMW)

O iNext Concept faz parte dos planos do Grupo BMW de colocar nas ruas uma dúzia de modelos movidos somente por baterias até 2025.

Variante elétrica do Mini Cooper em 2019, o próprio iX3 no mesmo ano e, em 2021, um sedã baseado no conceito Vision Dynamics mostrado no Salão de Frankfurt, na Alemanha, no ano passado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.