Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volkswagen Cross Sport: um SUV maior que o SW4 com base de Polo

Nova versão do Atlas será fabricada nos Estados Unidos em 2019 para ser uma alternativa mais barata ao Touareg

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 27 mar 2018, 19h13 - Publicado em 27 mar 2018, 19h01
Volkswagen Atlas Cross Sport
O Cross Sport herda boa parte do estilo e conjunto mecânico do Atlas (Divulgação/Volkswagen)

Quando a Volkswagen afirma que a plataforma modular MQB é versátil, não é papo de publicitário. O mais novo modelo desenvolvido sobre a base, usada em modelos tão distintos como Polo e Passat, é o novo Atlas Cross Sport.

O SUV será apresentado no Salão de Nova York, que abre ao público no próximo dia 30. O Cross Sport foi revelado na forma de conceito, mas seu visual está bem próximo da versão de produção.

Volkswagen Atlas Cross Sport
O Cross Sport adota uma silhueta mais fluida, com coluna C inclinada, similar à do Golf (Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen confirmou que o modelo será fabricado em 2019 no Tennessee, junto da versão norte-americana do Passat e do Atlas, do qual é derivado.

Continua após a publicidade
Volkswagen Atlas Cross Sport
O Cross Sport de produção terá faróis mais simples e opções de rodas menores, mas carroceria retilínea continuará (Divulgação/Volkswagen)

Ao contrário do Atlas, o Cross Sport leva somente cinco passageiros. Seu tamanho, no entanto, é de SUV grande para os padrões brasileiros: 4,87 m de comprimento, 1,74 m de altura e 2,03 m de largura. Como referência, o enorme Toyota SW4 tem 4,79 m, 1,83 m e 1,85 m, respectivamente.

Elétrico e mais elétrico

Volkswagen Atlas Cross Sport
Cabine usa três telas de LCD, sendo uma apenas para o quadro de instrumentos, como no novo Golf (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Por enquanto a Volkswagen revelou duas versões do Cross Sport, ambas híbridas e equipadas com motor V6 3.6 de 280 cv auxiliado por dois motores elétricos, um em cada eixo, de 54 cv (dianteira) e 114 cv (traseira).

Volkswagen Atlas Cross Sport
O controle do câmbio é feito por uma alavanca do tipo joystick, como nos BMW e Audi (Divulgação)

A diferença está na bateria, que tem maior capacidade na versão plug-in, recarregável na tomada. O Atras Cross Sport PHEV usa um acumulador de 18 kWh, ante os 2 kWh da variante híbrida convencional.

Continua após a publicidade
Volkswagen Cross Sport: um SUV maior que o SW4 com base de Polo
O uso de dois motores elétricos permitiu ao Cross Sport ter tração integral sem precisar de cardã (Divulgação/Volkswagen)

A vantagem de usar motores nos dois eixos dá ao modelo a capacidade de tração integral sem a necessidade de um cardã, o que permite um maior aproveitamento do espaço interno.

Volkswagen Atlas Cross Sport
Caso seja oferecido no Brasil, o Atlas Cross Sport se posicionaria no segmento acima de R$ 300 mil (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

O interior tem linhas mais ousadas, típicas de conceito. Mas a alavanca de câmbio no formato de joystick – que retorna à posição original após a marcha desejada ser selecionada – e o painel digital estarão presentes na versão definitiva do Atlas Cross Sport.

Em um primeiro momento o Atlas Cross Sport será vendido prioritariamente na América do Norte e Ásia. O modelo, porém, pode ser oferecido por aqui por ser um alternativa mais barata ao novo Touareg.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.