Volkswagen Cross Sport: um SUV maior que o SW4 com base de Polo
Nova versão do Atlas será fabricada nos Estados Unidos em 2019 para ser uma alternativa mais barata ao Touareg
    Quando a Volkswagen afirma que a plataforma modular MQB é versátil, não é papo de publicitário. O mais novo modelo desenvolvido sobre a base, usada em modelos tão distintos como Polo e Passat, é o novo Atlas Cross Sport.
O SUV será apresentado no Salão de Nova York, que abre ao público no próximo dia 30. O Cross Sport foi revelado na forma de conceito, mas seu visual está bem próximo da versão de produção.
    A Volkswagen confirmou que o modelo será fabricado em 2019 no Tennessee, junto da versão norte-americana do Passat e do Atlas, do qual é derivado.
    Ao contrário do Atlas, o Cross Sport leva somente cinco passageiros. Seu tamanho, no entanto, é de SUV grande para os padrões brasileiros: 4,87 m de comprimento, 1,74 m de altura e 2,03 m de largura. Como referência, o enorme Toyota SW4 tem 4,79 m, 1,83 m e 1,85 m, respectivamente.
Elétrico e mais elétrico
    Por enquanto a Volkswagen revelou duas versões do Cross Sport, ambas híbridas e equipadas com motor V6 3.6 de 280 cv auxiliado por dois motores elétricos, um em cada eixo, de 54 cv (dianteira) e 114 cv (traseira).
    A diferença está na bateria, que tem maior capacidade na versão plug-in, recarregável na tomada. O Atras Cross Sport PHEV usa um acumulador de 18 kWh, ante os 2 kWh da variante híbrida convencional.
    A vantagem de usar motores nos dois eixos dá ao modelo a capacidade de tração integral sem a necessidade de um cardã, o que permite um maior aproveitamento do espaço interno.
    O interior tem linhas mais ousadas, típicas de conceito. Mas a alavanca de câmbio no formato de joystick – que retorna à posição original após a marcha desejada ser selecionada – e o painel digital estarão presentes na versão definitiva do Atlas Cross Sport.
Em um primeiro momento o Atlas Cross Sport será vendido prioritariamente na América do Norte e Ásia. O modelo, porém, pode ser oferecido por aqui por ser um alternativa mais barata ao novo Touareg.
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Volkswagen Jetta GLI 2026 estreia em novembro por R$ 269.990; saiba tudo sobre o sedã
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										
 										






