A nova geração do Passat acaba de ser apresentada para a imprensa, e deve chegar ao país em janeiro de 2016, em duas versões. A Comfortline começa em R$ 144 500 (como referência, a geração anterior era vendida no começo de 2015 a partir de R$ R$ 128 400), enquanto a Highline sai por R$ 151 300. Como já adiantado por QUATRO RODAS, apenas o sedã será importado – a perua Variant não faz parte dos planos da VW no Brasil.
– Impressões: novo Volkswagen Passat
– Novo Passat chega em janeiro só na versão sedã
As duas versões serão equipadas com o motor 2.0 TSI a gasolina na mesma configuração do Golf GTI, com 220 cavalos e 35,7 mkgf de torque – um significativo incremento em relação aos 211 cavalos e 28,5 mkgf da geração anterior. O câmbio será automático DSG de seis marchas e dupla embreagem.
https://www.youtube.com/watch?v=XXSPZu6iCug
Outra modificação da nova geração é o uso da plataforma modular MQB. Graças a ela, o Passat atual possui nada menos que 7,9 centímetros a mais na distiancia entre-eixos, aumentando o espaço interno – principalmente para os passageiros do banco traseiro. Já o design segue a linha bastante conservadora da VW, com mudanças discretas nos faróis, lanternas, grades e cromados.
https://www.youtube.com/watch?v=R8q2c_K7R40
Por dentro, a grande novidade está na versão top de linha Highline, que pode vir com um painel de instrumentos inteiramente digital e configurável, semelhante ao do Audi TT, além de piloto automático com controle adaptativo de distância e sistema de som da marca Dynaudio, com onze alto-falantes. Ambas as versões, porém, já saem de fábrica com generosos pacotes de itens de série, como seis airbags, sensores de chuva e estacionamento, freio de mão eletrônico e bancos com ajustes elétricos e aquecimento.