Volkswagen Golf 1.0 e 1.4 TSI saem de linha por causa do T-Cross
Somente versão GTI continuará a ser ofertada; marca promete alternativa híbrida ainda este ano
![Volkswagen Golf GTI Volkswagen Golf GTI](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/07/qr-710-comp-cvic-si-x-golf-gti-8578-cmyk.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“O novo Golf 1.0 ou 1.4? Ter, a gente até tinha, mas acabou-se tudo.” O trocadilho é péssimo, mas essa frase poderia ser dita por qualquer concessionário Volkswagen, já que agora só o Golf GTI é fabricado no Brasil — conforme antecipado pelo site Autos Segredos e confirmado pela Volkswagen.
A saída de cena das versões Comfortline e Highline ocorre menos de um ano após a geração atual ter passado por sua primeira reestilização.
![_CHR3305.psd](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/12/CHR3305.psd_.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A despedida do hatch do Brasil, que já havia sido adiantada pelo então presidente da marca há dois anos, não ocorre só por conta da queda do mercado de hatches médios.
![golf mk8 3](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/golf-mk8-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Além de vender pouco (foram só 3.070 unidades em 2018, ante as 69.584 do Polo), o Golf passou a sofrer concorrência doméstica. A pá de cal veio com a chegada do T-Cross, que usa os mesmos motores e câmbio do hatch, mas com mais apelo mercadológico – afinal, é um SUV – do que a sétima geração do veterano.
Segundo a Volkswagen, a mudança se dá também pela simplificação da gama da empresa. O Fox, por exemplo, foi reduzido a só duas versões, o Up! perdeu a versão de entrada Take e o Gol tem apenas uma versão, com motores 1.0 e 1.6 – esta com opção de câmbio automático.
Híbrido e gringo
![fea66ef1-3d8f-46b8-b74d-10dd58d509ca](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2018/11/fea66ef1-3d8f-46b8-b74d-10dd58d509ca.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Esse, no entanto, não é o fim do Golf no Brasil. A versão GTI, que parte de R$ 149.290, continua a ser produzida em São José dos Pinhais (PR). A Volkswagen também afirmou que irá trazer ao país a variante esportiva híbrida plug-in GTE que, apesar de importada, pode ser posicionada abaixo da GTI por conta dos benefícios fiscais.
A alternativa importada deverá ser a solução da marca para trazer a oitava geração do Golf no Brasil. O modelo estreará até um novo logotipo, mas não será fabricado no México e nem no Brasil. Por conta disso, são grandes as chances da VW ter por aqui somente as alternativas mais caras, para atender a clientes de nicho.