Volkswagen investirá R$ 8 bi para fazer híbridos e nova picape no Brasil
A nova picape deverá ser, finalmente, a Tarok - resposta da VW para Chevrolet Montana e Fiat Toro, apresentada como conceito em 2018
![VW TAROK](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Foto-3-Divulgação.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A Volkswagen anunciará nesta sexta-feira (2) um investimento de R$ 8 bilhões para o Brasil até 2030, prevendo a produção nacional de carros híbridos e uma nova picape. O anúncio, antecipado pelos colegas do Automotive Business, será oficializado em evento na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
Segundo a publicação, o valor passou por uma correção cambial, que elevou o investimento dos R$ 5,5 bilhões inicialmente planejados, para os atuais R$ 8 bilhões. O valor ficará ainda maior se considerado o montante do ciclo de investimento anterior, que se encerra em 2026. O novo aporte irá quatro anos além.
![Fábrica VW Anchieta Fábrica Volkswagen Anchieta são bernardo do campo](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/03/942f8a9ae734aec743865708a0982541.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Grande parte do dinheiro será destinado à eletrificação da marca no Brasil e prevê a produção de dois novos carros híbridos por aqui. O motor híbrido também será nacional e produzido em São Carlos (SP).
A construção dos modelos incluirá também uma nova plataforma, que deverá ser uma espécie de adaptação da já utilizada pelo Taos. Ela ainda não está pronta, mas seu desenvolvimento contará com a participação, em conjunto, da Skoda Índia e das operações regionais da Volkswagen na América do Sul e no México. Ou seja, será uma plataforma para mercados emergentes.
![Volkswagen Tarok Concept Picape Tarok foi criada na medida para encarar a Toro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2020/01/db2018au00866_large-e1706708924423.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo ciclo de investimentos também prevê a produção de uma nova picape, em São José dos Pinhais (PR). O modelo é, possível e finalmente, a Tarok, resposta da Volkswagen para Chevrolet Montana e Fiat Toro, apresentada como conceito durante o Salão do Automóvel de São Paulo de 2018. Atualmente arquivado, o projeto deve agora sair do papel.
Especula-se ainda o retorno do Gol, agora como um SUV compacto posicionado abaixo do T-Cross, entre os contemplados pelo novo ciclo de investimento. O modelo deverá ser um concorrente direto do Fiat Pulse e do novo Renault Kardian.