Volkswagen Passat sai de linha no Brasil e encerra história de 46 anos
Restam poucas unidades do sedã alemão no estoque; Jetta GLI e Tiguan Allspace ocuparão lacuna deixada pelo modelo
![VW Passat.jpeg Se por fora parece que mudou pouco, por dentro é outro carro](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56b3a58082bee10ed5011339passat.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O Volkswagen Passat já não está mais à venda no Brasil, como bem adianta o parceiro Autos Segredos – e a culpa é da desvalorização da nossa moeda. Mas, de acordo com a marca, ainda restam algumas unidades nas lojas. Para quem ficará órfão do sedã alemão, essa talvez seja a última oportunidade…
Importado da Europa desde a década de 1990, o modelo estreou como nacional em 1974 e foi o primeiro VW refrigerado a água do país. E tivemos a segunda geração por aqui, que foi rebatizada para nosso mercado como Santana (e que sobreviveu até 2006).
No último comparativo para a QUATRO RODAS, em 2018, o Passat enfrentou o Toyota Camry e saiu como campeão dessa disputa – com destaque para o preço, que, à época, era de R$ 164.620. Com a saída, o Jetta GLI se tornou o sedã mais caro da marca.
![VW Passat Escapamento ganhou desenho trapezional](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56b39c6682bee10ed5010d85_mdb3167-jpg-e1494615675402.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os alemães também garantem no posicionamento oficial que essa lacuna será preenchida pelas versões mais caras do SUV Tiguan Allspace, que custa de R$ 143.990 e chega aos R$ 208.590 na configuração topo de linha (com motor de 220 cv e sete lugares).
![Vokswagen Passat Interior traz elementos distintos da linha VW, como a forma contínua das saídas de ar](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/11/56be1c1582bee10ed5022547_mdb2658.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Diferentemente do sedã aposentado, Jetta e Tiguan se beneficiam da produção mexicana, que permite isenção do imposto de importação. Vale lembrar que o Touareg, SUV mais caro já feito pela empresa, foi aposentado do nosso mercado no início de 2019.
![Volkswagen Passat](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/02/db2019au00089_large.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Aliás, o Passat já estava defasado em relação à Europa havia quase dois anos, já que não recebemos a reestilização promovida no Velho Continente. Além do visual atualizado, o sedã recebeu novos equipamentos e até o sistema de condução semiautônoma.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.