Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volkswagen Passat sai de linha no Brasil e encerra história de 46 anos

Restam poucas unidades do sedã alemão no estoque; Jetta GLI e Tiguan Allspace ocuparão lacuna deixada pelo modelo

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 10 ago 2020, 23h41 - Publicado em 10 ago 2020, 16h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Se por fora parece que mudou pouco, por dentro é outro carro
    Modelo saiu de linha e encerra ciclo que começou em 1974 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O Volkswagen Passat já não está mais à venda no Brasil, como bem adianta o parceiro Autos Segredos – e a culpa é da desvalorização da nossa moeda. Mas, de acordo com a marca, ainda restam algumas unidades nas lojas. Para quem ficará órfão do sedã alemão, essa talvez seja a última oportunidade…

    Importado da Europa desde a década de 1990, o modelo estreou como nacional em 1974 e foi o primeiro VW refrigerado a água do país. E tivemos a segunda geração por aqui, que foi rebatizada para nosso mercado como Santana (e que sobreviveu até 2006).

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

    No último comparativo para a QUATRO RODAS, em 2018, o Passat enfrentou o Toyota Camry e saiu como campeão dessa disputa ­– com destaque para o preço, que, à época, era de R$ 164.620. Com a saída, o Jetta GLI se tornou o sedã mais caro da marca.

    Escapamento ganhou desenho trapezional
    Nesta geração, o modelo estreou aqui há quase cinco anos (Marco de Bari/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Os alemães também garantem no posicionamento oficial que essa lacuna será preenchida pelas versões mais caras do SUV Tiguan Allspace, que custa de R$ 143.990 e chega aos R$ 208.590 na configuração topo de linha (com motor de 220 cv e sete lugares).

    Interior traz elementos distintos da linha VW, como a forma contínua das saídas de ar
    Bom acabamento e dinâmica esportiva renderam elogios nas avaliações (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Diferentemente do sedã aposentado, Jetta e Tiguan se beneficiam da produção mexicana, que permite isenção do imposto de importação. Vale lembrar que o Touareg, SUV mais caro já feito pela empresa, foi aposentado do nosso mercado no início de 2019.

    Continua após a publicidade
    Volkswagen Passat
    Sedã recebeu mudanças sutis no visual no início de 2019 (Divulgação/Volkswagen)

    Aliás, o Passat já estava defasado em relação à Europa havia quase dois anos, já que não recebemos a reestilização promovida no Velho Continente. Além do visual atualizado, o sedã recebeu novos equipamentos e até o sistema de condução semiautônoma.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Volkswagen Passat sai de linha no Brasil e encerra história de 46 anos

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.