O Volkswagen Passat já não está mais à venda no Brasil, como bem adianta o parceiro Autos Segredos – e a culpa é da desvalorização da nossa moeda. Mas, de acordo com a marca, ainda restam algumas unidades nas lojas. Para quem ficará órfão do sedã alemão, essa talvez seja a última oportunidade…
Importado da Europa desde a década de 1990, o modelo estreou como nacional em 1974 e foi o primeiro VW refrigerado a água do país. E tivemos a segunda geração por aqui, que foi rebatizada para nosso mercado como Santana (e que sobreviveu até 2006).
No último comparativo para a QUATRO RODAS, em 2018, o Passat enfrentou o Toyota Camry e saiu como campeão dessa disputa – com destaque para o preço, que, à época, era de R$ 164.620. Com a saída, o Jetta GLI se tornou o sedã mais caro da marca.
Os alemães também garantem no posicionamento oficial que essa lacuna será preenchida pelas versões mais caras do SUV Tiguan Allspace, que custa de R$ 143.990 e chega aos R$ 208.590 na configuração topo de linha (com motor de 220 cv e sete lugares).
Diferentemente do sedã aposentado, Jetta e Tiguan se beneficiam da produção mexicana, que permite isenção do imposto de importação. Vale lembrar que o Touareg, SUV mais caro já feito pela empresa, foi aposentado do nosso mercado no início de 2019.
Aliás, o Passat já estava defasado em relação à Europa havia quase dois anos, já que não recebemos a reestilização promovida no Velho Continente. Além do visual atualizado, o sedã recebeu novos equipamentos e até o sistema de condução semiautônoma.
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