Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Volkswagen Polo 2023 fica mais barato e (quase) igual ao europeu

O hatch também passa a ter uma versão que combina câmbio manual e motor turbo TSI - que perde potência e torque mesmo nas versões automáticas

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 nov 2022, 16h05 - Publicado em 19 set 2022, 10h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O novo Volkswagen Polo foi revelado nesta segunda-feira (19), confirmando dois dos principais rumores dos últimos meses: o hatch adota apenas metade do visual europeu e passa a ser equipado (também) com câmbio manual combinado ao motor TSI – que, por sua vez, está menos potente. Mais barato, ele vai de R$ 82.990 a R$ 109.990

    Veja os preços do Polo 2023:

    Na aparência, apenas a dianteira do Polo 2023 adota os mesmos traços do modelo vendido na Europa, com novo para-choque, grade mais estreita e faróis com um pequeno recorte na base. Por falar nos faróis, eles passam a ser de led em todas as versões.

    Volkswagen Polo 2023 fica mais barato e (quase) igual ao europeu
    Lanternas mudaram apenas na máscara negra e na assinatura luminosa (Divulgação/Volkswagen)

    A traseira mantém as lanternas no mesmo formato, o que muda é a disposição interna da iluminação e o acabamento da peça, agora escurecidas. Também há um para-choque redesenhado, abrigando os elementos refletivos, e o nome do carro passa a ser centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. Há ainda novas rodas e calotas, e uma nova cor: o vermelho Sunset, “emprestado” de Nivus e T-Cross.

    Novo Volkswagen Polo 2023 (4)
    (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    O interior do novo Polo muda menos, com alterações em materiais e arremates utilizados no painel. Os bancos são novos e, segundo a marca, inspirados na versão esportiva GTS – que permanece em linha.

    Compartilhe essa matéria via:
    Novo Volkswagen Polo 2023
    Novo Volkswagen Polo 2023 (Divulgação/Volkswagen)

    Entre os equipamentos, o modelo tem, além dos faróis de led, carregador de celulares por indução, chave presencial, quadro de instrumentos digital (de 8 ou 10,25 polegadas, dependendo da versão) e central multimídia VW Play.

    Continua após a publicidade

    Airbags laterais (somando quatro), bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida para rampas e monitoramento de pressão dos pneus são itens de série desde a versão mais barata, com motor 1.0 aspirado.

    Menos potente e com novo câmbio

    Outra grande novidade do modelo está na mecânica, agora com três configurações diferentes. Para a versão de entrada, MPI, há o motor 1.0 aspirado de até 84 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual de cinco marchas.

    A versão imediatamente acima, batizada de TSI, tem o 1.0 turbo combinado, pela primeira vez, a um câmbio manual de cinco marchas. Já as configurações mais caras, Comfortline e Highline, unem o mesmo motor turbo ao conhecido câmbio automático de seis marchas.

    Novo Volkswagen Polo 2023
    Novo Volkswagen Polo 2023 (Divulgação/Volkswagen)
    Continua após a publicidade

    A atenção se volta aos números do motor TSI, que perde potência e torque e passa a ser 170 TSI, e não mais 200 TSI. A partir de agora, o 1.0 turbo tem 109 cv com gasolina e 116 cv máximos com etanol, com o torque ficando em 16,8 kgfm independentemente do combustível. Antes, a potência chegava a 128 cv e, o torque, a 20,4 kgfm.

    Novo Volkswagen Polo 2023
    (Divulgação/Volkswagen)

    De acordo com a Volkswagen, a versão manual vai de 0 a 100 km/h em até 10,1 segundos (com etanol), contra os 10,5 segundos da versão automática. O 1.0 aspirado faz a mesma prova em até 13,5 segundos.

    Versões do novo Polo

    Polo MPI (R$ 82.990): quatro airbags (frontais e laterais), ar-condicionado analógico, chave canivete, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis de led com luz diurna, rodas de 15 polegadas com calotas, vidros elétricos dianteiros, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e monitoramento de pressão dos pneus.

    Continua após a publicidade

    Polo TSI (R$ 92.990): itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, vidros elétricos traseiros, retrovisor direito com rebatimento na marcha a ré e sensores de estacionamento traseiros.

    Polo Comfortline (R$ 102.990): itens da versão anterior mais câmbio automático, piloto automático, volante em couro com aletas para troca de marcha e chave presencial. A multimídia VW Play é oferecida como opcional nesta versão.

    Volkswagen Polo 2023 fica mais barato e (quase) igual ao europeu
    (Divulgação/Volkswagen)

    Polo Highline (R$ 109.990): itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 16 polegadas, bancos com imitação de couro, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregamento de celulares por indução, ar-condicionado digital, multimídia VW Play, faróis automáticos, câmera de ré, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros.

    Continua após a publicidade

    Consumo do Volkswagen Polo 2023

    O Polo 170 TSI faz 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, melhora para 13,8 km/l e 16,5 km/l.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.