O novo Volkswagen Polo foi revelado nesta segunda-feira (19), confirmando dois dos principais rumores dos últimos meses: o hatch adota apenas metade do visual europeu e passa a ser equipado (também) com câmbio manual combinado ao motor TSI – que, por sua vez, está menos potente. Mais barato, ele vai de R$ 82.990 a R$ 109.990
Veja os preços do Polo 2023:
- Polo MPI – R$ 82.990
- TSI manual – R$ 92.990
- Comfortline TSI – R$ 102.990
- Highline TSI – R$ 109.990
Na aparência, apenas a dianteira do Polo 2023 adota os mesmos traços do modelo vendido na Europa, com novo para-choque, grade mais estreita e faróis com um pequeno recorte na base. Por falar nos faróis, eles passam a ser de led em todas as versões.
A traseira mantém as lanternas no mesmo formato, o que muda é a disposição interna da iluminação e o acabamento da peça, agora escurecidas. Também há um para-choque redesenhado, abrigando os elementos refletivos, e o nome do carro passa a ser centralizado, abaixo do novo logo da Volkswagen. Há ainda novas rodas e calotas, e uma nova cor: o vermelho Sunset, “emprestado” de Nivus e T-Cross.
O interior do novo Polo muda menos, com alterações em materiais e arremates utilizados no painel. Os bancos são novos e, segundo a marca, inspirados na versão esportiva GTS – que permanece em linha.
Entre os equipamentos, o modelo tem, além dos faróis de led, carregador de celulares por indução, chave presencial, quadro de instrumentos digital (de 8 ou 10,25 polegadas, dependendo da versão) e central multimídia VW Play.
Airbags laterais (somando quatro), bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida para rampas e monitoramento de pressão dos pneus são itens de série desde a versão mais barata, com motor 1.0 aspirado.
Menos potente e com novo câmbio
Outra grande novidade do modelo está na mecânica, agora com três configurações diferentes. Para a versão de entrada, MPI, há o motor 1.0 aspirado de até 84 cv e 10,3 kgfm com câmbio manual de cinco marchas.
A versão imediatamente acima, batizada de TSI, tem o 1.0 turbo combinado, pela primeira vez, a um câmbio manual de cinco marchas. Já as configurações mais caras, Comfortline e Highline, unem o mesmo motor turbo ao conhecido câmbio automático de seis marchas.
A atenção se volta aos números do motor TSI, que perde potência e torque e passa a ser 170 TSI, e não mais 200 TSI. A partir de agora, o 1.0 turbo tem 109 cv com gasolina e 116 cv máximos com etanol, com o torque ficando em 16,8 kgfm independentemente do combustível. Antes, a potência chegava a 128 cv e, o torque, a 20,4 kgfm.
De acordo com a Volkswagen, a versão manual vai de 0 a 100 km/h em até 10,1 segundos (com etanol), contra os 10,5 segundos da versão automática. O 1.0 aspirado faz a mesma prova em até 13,5 segundos.
Versões do novo Polo
Polo MPI (R$ 82.990): quatro airbags (frontais e laterais), ar-condicionado analógico, chave canivete, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, faróis de led com luz diurna, rodas de 15 polegadas com calotas, vidros elétricos dianteiros, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e monitoramento de pressão dos pneus.
Polo TSI (R$ 92.990): itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 15 polegadas, retrovisores elétricos, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, vidros elétricos traseiros, retrovisor direito com rebatimento na marcha a ré e sensores de estacionamento traseiros.
Polo Comfortline (R$ 102.990): itens da versão anterior mais câmbio automático, piloto automático, volante em couro com aletas para troca de marcha e chave presencial. A multimídia VW Play é oferecida como opcional nesta versão.
Polo Highline (R$ 109.990): itens da versão anterior mais rodas de liga leve de 16 polegadas, bancos com imitação de couro, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, carregamento de celulares por indução, ar-condicionado digital, multimídia VW Play, faróis automáticos, câmera de ré, sensor de chuva e sensores de estacionamento dianteiros.
Consumo do Volkswagen Polo 2023
O Polo 170 TSI faz 9,6 km/l na cidade e 11,6 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, melhora para 13,8 km/l e 16,5 km/l.