Já faz 25 anos que o primeiro Polo GTI foi lançado na Europa. Ao Brasil nunca veio, tirando uma leva de 30 unidades que a Volkswagen trouxe em 2006 e hoje são bem raros. Temos que nos contentar com o GTS mesmo.
Para comemorar essa data, é claro que tem série limitada. O Polo GTI 25 foi mostrado na Europa com alguns apliques no visual e uma mudança na mecânica: a suspensão esportiva 1,5 cm mais baixa. A promessa é de melhorar ainda mais a dirigibilidade.
O motor segue intocado. É um 2.0 TSI de 207 cv potência e 32,6 kgfm de torque. A potência é transmitida ao eixo dianteiro pelo câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de 7 velocidades com a ajuda de um bloqueio do diferencial eletrônico padrão XDS.
Na estética, a série traz uma nova cor, um cinza, e adesivos nas laterais com uma faixa na base das portas dianteiras e o número 25 nas traseiras. Teto e retrovisores são pretos, assim como as rodas de 18 polegadas. Emblemas e pinças de freio são vermelhas.
O vermelho também aparece no interior adornando as laterais dos bancos de couro perfurado. Há também uma placa “one of 2500” nas soleiras laterais, ou seja, as unidades não são sequências e todas serão a “número um”. Para finalizar, o número 25 volta a aparecer no volante.
–Segundo a Volkswagen, o Polo GTI chega aos 100 km/h em 6,5 segundos e atinge a máxima de 210 km/h. Como comparação, o GTS nacional faz o mesmo em 8,3 segundos e chega a 206 km/h com seu 1.4 TSI de 150 cv. Que, por sinal, era a mesma potência dos 30 Polo GTI que vieram ao Brasil há 17 anos.
O Polo vendido na Europa é fabricado na África do Sul e a série comemorativa de 25 anos será vendido na Alemanha em junho por 35.205 euros, o que dá quase R$ 190 mil. Apesar do aniversário ser da versão GTI, criada em 1998, o Polo existe desde 1975 e está sem sua sexta geração. Talvez a última, pelo menos com motor a combustão.