Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Mês do Cliente: Revista em casa 10,99

Volkswagen Polo GTS sai de linha para dar espaço ao Nivus GTS

Versão esportiva do VW Polo era a única com o motor 1.4 turbo de 150 cv, mesmo motor que será usado no Nivus GTS

Por Nicolas Tavares
18 mar 2025, 14h35
Volkswagen Polo GTS 2024
 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A Volkswagen encerrou a produção do Polo GTS em São Bernardo do Campo (SP). Apesar de a fabricante ter dito em janeiro que a produção e as vendas estavam normais, os concessionários já diziam que não era possível fazer encomendas da versão esportiva.

Em nota enviada ao site Mobiauto, a Volkswagen confirmou que o Polo GTS saiu de linha:

“A Volkswagen do Brasil confirma o encerramento da produção do Polo GTS, decisão estratégica que visa otimizar sua gama de produtos. Em 2025, a marca segue comprometida com a oferta de opções esportivas no mercado brasileiro, com o lançamento já confirmado dos novos Nivus GTS, Jetta GLI e Golf GTI. Trata-se do resgate da esportividade, com a ampliação do portfólio com alternativas para diferentes clientes e faixas de preço”.

Em breve nas lojas, o Nivus GTS será o substituto natural do Polo GTS, o que seria um dos motivos para a retirada do hot hatch da linha de montagem. A versão esportiva do Polo era vendida por R$ 155.000, pouco menos do que custa o Nivus Highline, comercializado por R$ 160.790. O Nivus GTS deve chegar às lojas por algo entre R$ 165.000 e R$ 170.000, o que seria muito próximo do hatch.

Volkswagen Polo GTS 2024

Continua após a publicidade

Outro problema é que a versão GTS vendia muito pouco, fazendo com que seja difícil justificar a sua continuidade na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A própria empresa fala de “otimizar a gama de produtos”, o que normalmente é um eufemismo usado nessas situações em que uma versão sai de linha.

Compartilhe essa matéria via:

Inspirado no Polo GTI vendido na Europa, o Polo GTS adotava um estilo próximo do seu primo europeu, com os mesmos faróis full-led com a tecnologia IQ.Light Matrix. Trazia detalhes em vermelho, como uma linha na grande dianteira, as bordas das saídas de ar internas e a costura do couro nos bancos, volante e coifa da alavanca de transmissão.

Continua após a publicidade
Volkswagen Polo GTS 2024
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Era a única versão do hatch a utilizar o motor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm. Isto era umas diferenças em comparação ao Polo GTI, que tem um 2.0 turbo, o mesmo do Golf GTI, porém com 200 cv. Este mesmo 1.4 TSI estará sob o capô do Nivus GTS.

Mesmo que o Polo GTS esteja fora do mercado, a Volkswagen seguirá no segmento dos hatchbacks esportivos. A fabricante promete lançar o Golf GTI ainda em 2025, porém mirando no Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla, e equipado com o motor 2.0 turbo de 265 cv. Deverá custar algo em torno de R$ 400.000, o que o aproximará muito de seus rivais.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 41% OFF

Digital Completo - Anual

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 9,90/mês
OFERTA MÊS DO CLIENTE

Revista em Casa + Digital Completo - Anual

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de 9,90/mês